Notícias
IFTO participa de desfile em comemoração aos 155 anos da cidade de Araguatins
Celebração
No dia 7 de junho, a unidade de Araguatins do IFTO contou sua história de 35 anos de existência, durante o desfile cívico em comemoração aos 155 anos da cidade de Araguatins. Com pelotões formados por servidores, estudantes, colaboradores e membros da comunidade externa, totalizando 400 participantes, foram apresentados fatos históricos relacionados à criação da instituição, cursos técnicos, de graduação, pós-graduação ofertados e projetos.
O primeiro pelotão: “Assim surgiu a EAFA 1986-1988” fez menção aos vanguardistas e precursores da Escola Agrotécnica Federal (EAFA) composto por servidores ativos e aposentados e autoridades da época. Seguido do pelotão da transição entre EAFA e IFTO com a presença dos egressos; pelotão do Ensino, Pesquisa e Extensão representado pelos estudantes com os projetos desenvolvidos na unidade; pelotão dos cursos técnicos compostos pelos estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Redes de Computadores, representando atividades exercidas nas diversas disciplinas dos cursos. No pelotão Graduação e Pós-Graduação os acadêmicos representaram as atividades dos cursos de graduação.
Nos últimos pelotões foram compostos por representações artísticas, de cultura e cidadania e dos núcleos de estudos (NEABI, NAPNE e NEAMB), com a presença da Junina Raio de Sol e do Grupo ArtDance que, além de desfilarem pelas ruas de Araguatins, fizeram uma apresentação em frente ao palco das autoridades montado no Cais do Porto. As atividades esportivas do Campus Araguatins, também, foram representadas. Fechando o desfile veio a cavalaria e o trator evidenciando a aptidão agrícola do campus.
“A nossa presença nesse desfile é muito mais do que um gesto simbólico, consiste na materialização de todo o trabalho e esforço que dedicamos diariamente em prol do conhecimento e do crescimento de nossos estudantes. É uma oportunidade de mostrarmos à nossa comunidade a importância e a grandeza do IFTO – Campus Araguatins como um agente transformador”, declarou o diretor-geral do Campus Araguatins, Claudio de Sousa Galvão. "