Notícias
Leitor de transcrição em braille chama atenção na Tenda Tecnológica
IFTO na Reditec
"Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Desafios para Inclusão", sob esse tema mais de 1.000 líderes da Rede estão reunidos na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).
Nesse contexto, o projeto: "Impressora de Braille de Baixo Custo", apresentado pelo professor Alexandre Vilas Boas e pelo estudante Jânio Sousa, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) tem chamado a atenção na Tenda Tecnológica, espaço destinado à mostra de trabalhos inovadores desenvolvidos pelas instituições da Rede.
Durante a exposição, eles esclarecem que o projeto ganhou nova perspectiva ao ser selecionado para apresentação na Reditec, uma vez que após premiação na Campus Party, a equipe observou que outras instituições já estavam trabalhando nesse projeto da impressora em braille.
Sendo assim, a equipe propõe um novo olhar ao projeto, no qual está sendo desenvolvido um protótipo para transcrição em tempo real para o braille. Nessa proposta, os cegos terão acesso a um aparelho, que conectado a outro dispositivo (celular, tablet ou similar) fará essa transcrição.