Notícias
IFTO lança campanha para conscientização sobre Segurança da Informação e Privacidade
Aniversário 7 anos LGPD
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lança, nesta quinta-feira, 14 de agosto, um plano de comunicação voltado para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da Segurança da Informação e da Privacidade. A iniciativa tem como objetivo fomentar uma conscientização quanto ao uso, proteção e tratamento de dados, alinhada às boas práticas exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados, cabe destacar que hoje é comemorado o aniversário de 7 anos dessa lei.
O plano prevê uma série de ações informativas e educativas a serem desenvolvidas ao longo deste segundo semestre, como campanhas em redes sociais, produção de materiais explicativos, palestras e oficinas, lives, abordagens práticas sobre temas como LGPD, redes sociais, golpes virtuais e segurança em dispositivos móveis. A estratégia busca envolver servidores, estudantes e colaboradores, promovendo o entendimento coletivo sobre riscos cibernéticos, direitos dos titulares de dados e condutas seguras no ambiente digital.
A discussão sobre Segurança da Informação no IFTO ganha destaque em um momento em que instituições públicas enfrentam desafios crescentes com ataques virtuais e vazamentos de dados. Nesse sentido, o plano representa um passo estratégico para garantir a integridade das informações institucionais e proteger a privacidade de toda a comunidade acadêmica.
A campanha traz a mensagem central "Privacidade e Segurança da Informação são responsabilidades de todos. Proteja dados, preserve o IFTO", e envolve profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação, Ouvidoria e Diretoria de Comunicação do IFTO.
"O Programa de Conscientização, Educação e Treinamento em Segurança da Informação tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança digital no IFTO, por meio da disseminação de melhores práticas e do aprimoramento contínuo da proteção de dados. A iniciativa busca elevar o nível de conscientização da comunidade acadêmica e administrativa, promovendo comportamentos seguros e alinhados às diretrizes institucionais e legais", enfatizou Ustana Ferraz, ouvidora do IFTO.
A proposta é envolver toda a comunidade acadêmica na prevenção de riscos digitais, reforçando que a proteção de dados é uma responsabilidade compartilhada e contínua. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Kleyton Matos, "proteger dados não é apenas uma obrigação legal, é um compromisso com a confiança e a integridade da nossa instituição. Cada servidor tem um papel fundamental na segurança da informação: desde cuidar das suas senhas até evitar o compartilhamento indevido de dados. A privacidade começa com atitudes conscientes e responsáveis. Essa campanha é um passo importante para fortalecermos nossa cultura de segurança e garantirmos que o conhecimento e a inovação estejam sempre protegidos".
Neste mês de agosto, a campanha prevê especificamente ações explicativas acerca da temática, além de consulta à comunidade sobre quais assuntos gostaria de aprofundar mais.