Notícias
IFTO elabora proposta de curso superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EaD
Ensino a Distância
Estiveram reunidos, nesta quinta-feira, 15, na reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o diretor de Educação a Distância, Madson Teles; o coordenador geral da Rede e-Tec Brasil, Wilson Barbosa; os professores Robleik Luiz, Antônio Toledo, e Gleisy Alencar, do Campus Palmas, com o objetivo de discutir detalhes da construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade de ensino a distância (EaD).
Segundo a equipe de profissionais do IFTO responsáveis pela elaboração do PPC, o curso possibilitará ao Instituto avançar na sua missão de democratizar e interiorizar o acesso ao ensino, bem como ampliar o alcance das ações na modalidade EaD, no sentido de abrir novos cursos em nível superior.
De acordo com Wilson, o curso atenderá principalmente a população do interior do Estado, que não tem condições de se deslocar para a capital. Na grade curricular, a proposta é que 80% do conteúdo seja ministrado na plataforma virtual Moodle, necessitando apenas de um encontro presencial mensal, e dessa forma, o estudante gastará o mínimo possível com viagens e hospedagens durante a sua graduação.
O curso superior de Tecnologia em Gestão Pública foi escolhido em razão de um levantamento feito acerca das demandas no campo de atuação do profissional gestor, de modo a agregar valor à iniciativa privada e melhorar o atendimento ao cidadão. Segundo Madson, a expectativa é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalie o curso em 2017, e assim os profissionais formados poderão seguir para o mercado de trabalho e ocupar diferentes cargos, como servidor público de carreira, assistente administrativo, assistente legislativo, assessor parlamentar, gestor de finanças públicas, assessor financeiro, auditor público, assessor no setor público, analista de planejamento e orçamento.