Notícias
IFTO e Receita Federal firmam parceria para reciclagem de materiais apreendidos
Termo de cooperação
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) firmou Acordo de Cooperação Técnica visando o recebimento de doação de materiais apreendidos pela Receita Federal. O Instituto vai efetuar a reutilização e a descaracterização dos materiais/equipamentos apreendidos, ressignificando-os em produtos úteis à sociedade.
Alguns materiais, como cigarros eletrônicos e vestuário, já foram entregues ao IFTO para realizar projeto piloto. De posse dos materiais, o IFTO ficará encarregado da descaracterização dos materiais, de acordo com o destino decidido, em conjunto com as Pró-Reitorias afins; proceder à destinação dos materiais doados; prestar contas à Delegacia da Receita Federal do Brasil referentes aos materiais recebidos e descaracterizados e o destino efetuado; entre outras responsabilidades. Também serão disponibilizados cigarros para transformação em adubo e fungicida.
De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), Paula Karini, esta cooperação tem um elevado potencial de geração de produtos inovadores sob o prisma da sustentabilidade e da responsabilidade social. "Exemplo disso é o I Ideathon ESG que realizaremos no Espaço de Inovação da 14ª. Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JICE) com a finalidade de selecionar ideias inovadoras para a destinação e transformação sustentável de cigarros eletrônicos (vapes) apreendidos pela Receita Federal", destacou. A assinatura do termo foi oficializada no dia 24 de agosto de 2023.