Notícias
IFTO disponibiliza o Plano de Dados Abertos para a comunidade
Biênio 2023-2025
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), publicou o Plano de Dados Abertos (PDA 2023-2025).
O documento planeja e coordena a política de disponibilização de dados abertos válidos para o próximo biênio e, no que diz respeito à transparência informacional e ao controle social, representa um marco na instituição, visto que permite a disponibilidade dos dados por meio do acesso à informação, e, principalmente, fomenta a participação social. Com a elaboração do PDA, o IFTO estabelece a sua estratégia para abertura de dados e, para isso, foi categorizado um conjunto de ações que operacionalizam o processo dessa abertura.
O documento apresenta os critérios para definição de quais dados devem ser abertos à comunidade, valendo-se de que a abertura dos dados deve obedecer aos princípios da publicidade e da transparência da Administração Pública.
Conforme o cronograma, o plano vem sendo estruturado desde abril de 2022 e, está prevista, dentro das ações, a criação, no portal da instituição, de uma página de dados abertos. A composição do inventário de dados foi submetida à consulta pública para contribuição da comunidade e os conjuntos de dados elegíveis foram definidos pelas demandas geradas através da Ouvidoria do IFTO.
O Plano de Dados Abertos (PDA 2023-2025), com seus objetivos e anexos, está disponível no Portal do IFTO.