Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO de Porto Nacional abre inscrições para cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Libras.

Notícias

IFTO de Porto Nacional abre inscrições para cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Libras.

75 vagas para turmas presenciais
publicado: 21/08/2026 14h28 última modificação: 21/08/2026 14h51

O Centro de Idiomas do Campus Porto Nacional (CENIPO), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Libras. A iniciativa é voltada tanto para a comunidade interna quanto ao público externo, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas para fins acadêmicos, profissionais e sociais.


Ao todo, são oferecidas 75 vagas, distribuídas em quatro turmas presenciais no CENIPO:

  • Inglês Básico (A1 - Part 1): 20 vagas | Quintas-feiras, das 9h30 às 10h30 | Aulas de 17/09 a 26/11 (CH: 18h).

  • Espanhol (Básico 1): 20 vagas | Quintas-feiras, das 17h30 às 18h30 | Aulas de 17/09 a 26/11 (CH: 18h).

  • Libras (Básico 1): 20 vagas | Segundas-feiras, das 14h30 às 15h30 | Aulas de 14/08 a 30/11 (CH: 18h).

Para se candidatar a uma das vagas, os interessados devem cumprir os requisitos para participação; ter no mínimo 15 anos completos no ato da inscrição, possuir e-mail válido, apresentar RG e CPF, e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Ressalta-se que as inscrições para os cursos básicos devem ser realizadas até o dia 28 de agosto, por meio do preenchimento do formulário online - cursos básicos e que seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição.


  • Inglês Básico (A1 - Part 3): 15 vagas | Quintas-feiras, das 17h30 às 18h30 | Aulas de 17/09 a 26/11 (CH: 18h).

Além das vagas de nível inicial, o Centro de Idiomas do Campus Porto Nacional (CENIPO) também está ofertando o curso de Inglês Básico (A1 - Part 3). As inscrições podem ser realizados por meio do formulário eletrônico - Inglês Básico (A1 - Part 3) até o dia 26 de agosto. A formação é voltada para quem busca a continuação dos estudos na língua inglesa. Destaca-se que para preencher as vagas desta turma, será aplicado um teste de proficiência no dia 31 de agosto, às 16h. A avaliação será realizada presencialmente na própria sala do CENIPO (Bloco VI, última sala, ao lado do Laboratório de Física). Estarão aptos a ingressar no curso Inglês Básico (A1 - Part 3) os alunos que comprovarem o nível exigido no exame. Assim, candidatos que apresentarem certificação válida correspondente ao pré-requisito ficam dispensados do teste de nivelamento.

O exame avaliará o domínio de expressões familiares e cotidianas; enunciados simples que visam satisfazer necessidades concretas. apresentações individuais, elaboração de perguntas e respostas sobre aspectos pessoais como, local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que possui. Comunicações de modo simples, se o interlocutor falar lentamente e distintamente e se mostrar cooperativo.

A prova abrangerá os seguintes tópicos: Unit 4 – Family and friends: our/their • Possessive 's • The family • has/have • The alphabet Homework to next class Unit 5_ Things I like: Grammar-Present simple I/you/we/they. Vocabulary- languages and nationalities; adjectives + noun (1); Everyday English: numbers and prices; Reading: Alek Brosko from Warsaw; Listening: Party time Unit 6 _ Everyday: Grammar: I/you/he/she/ sometimes, always, never; Vocabulary: The time: words that go together Everyday English: Days of the week, in/on/at


 Segue formulários para realização da inscrição:

Para dúvidas e informações adicionais, o atendimento é feito pelo e-mail ci.porto@ifto.edu.br.