Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO de Lagoa da Confusão recebe trator agrícola e integrará programa Mesa Farta, do governo estadual

Notícias

IFTO de Lagoa da Confusão recebe trator agrícola e integrará programa Mesa Farta, do governo estadual

Parceria

por Thâmara Filgueiras publicado: 21/06/2023 15h45 última modificação: 21/06/2023 15h45

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Lagoa da Confusão recebeu, na tarde desta terça-feira, 20, autoridades institucionais, estaduais e municipais para uma solenidade que marcou a entrega de um trator agrícola que apoiará a execução de diversos projetos realizados na unidade. A entrega foi feita pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) do Estado do Tocantins.

O diretor-geral da unidade, Jardel Barbosa, destacou a importância da cessão do equipamento para o campus e a comunidade local. "Esse trator possibilitará que a gente planeje e execute um projeto de estabelecimento da cadeia produtiva de hortifruti, com foco nas hortaliças, em conjunto com agricultores locais. Esse é um projeto a ser realizado futuramente e que será melhor desenvolvido com o auxílio do trator".

A entrega do trator agrícola foi feita em conjunto com o anúncio da doação de kits de sementes e calcário aos agricultores do município pela Seagro. O responsável pela pasta, Jaime Café, reforçou que a parceria entre a secretaria e o IFTO possibilitará a produção de mais alimentos tanto para a subsistência dos agricultores, como para o abastecimento dos mercados local e circunvizinhos. "Um momento de celebrar, aqui em Lagoa da Confusão, fazendo uma parceria com o IFTO, dando aos jovens a oportunidade do conhecimento para poder prestar serviço no lugar que mais gera riqueza a partir da agropecuária no Tocantins", completou o secretário.

O produtor de hortaliças senhor Ademar disse que tem procurado diversificar as culturas e informou que iniciará o plantio de mamão. Ele destacou a importância dessa parceria para a inserção dos produtos no mercado. "Não adianta plantar e depois não ter comercialização do que é produzido. Por isso, a gente precisa dessas instituições para buscar soluções para problemas que temos", pontuou o produtor rural = problemas esses que vão desde a melhoria de estratégias de produção dos cultivares à forma de comercialização, conforme informou o agricultor.

Estiveram presentes na solenidade de entrega do trator agrícola e do anúncio da doação dos kits de sementes do programa Mesa Farta o reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior, o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, o diretor-geral do Campus Avançado Lagoa da Confusão, Jardel Barbosa, o prefeito do município de Lagoa da Confusão, Thiago Soares Carlos, do vereador do município Romivaldo Martins, entre outras autoridades

Laboratório de solos

Em fase de finalização de suas instalações, o laboratório de solos do Campus Avançado Lagoa da Confusão, do IFTO, atenderá os produtores rurais na realização de análises de solos a fim de verificar, de maneira mais precisa, qual a recomendação de calagem a ser feita em cada propriedade rural.

A calagem é o preparo do solo para que este receba o cultivo. Ele consiste na correção da acidez, da elevação dos teores de cálcio e magnésio e na neutralização do alumínio por meio da aplicação de calcário. Saber a quantidade certa de calcário é importante para que esta correção garanta um desenvolvimento satisfatório das culturas, conforme explicou o diretor da unidade. 

E o laboratório de solos da unidade fará esse cálculo para os pequenos produtores rurais. A ação é resultado de uma parceria firmada entre o IFTO e a prefeitura de Lagoa da Confusão. "Essa ação vem em boa hora, pois a gente precisa desse atendimento para melhorar o cultivo da nossa área", adicionou Ademar.