Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO de Formoso do Araguaia passa a ter a posse oficial da área em que está instalado

Momento histórico

Solenidade contou com a presença de estudantes e servidores da unidade, além de integrantes do Codir e de diretor da Setec
por Thâmara Filgueiras publicado: 22/04/2024 18h53 última modificação: 02/05/2024 16h24

A manhã da última sexta-feira, 19, vai ficar marcada na história do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) como um todo e, em especial, da unidade de Formoso do Araguaia. É que foi formalizada a doação da área onde o campus está instalado, com a assinatura da documentação que passa a escritura do terreno da prefeitura para o IFTO feita pelo reitor Antonio da Luz Júnior e pelo prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues.

Estudantes, servidores, equipe gestora do IFTO e o secretário de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e TecnológicaPosse-área-Formoso-IFTO-1 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli, acompanharam a formalização da dominialidade da área pela instituição.

O momento foi de muita emoção entre os participantes. Isso porque, há muito, a comunidade da unidade ansiava pela oficialização da doação do terreno e estruturas prediais à instituição. O diretor da unidade, Manoel Delintro, afirmou que o momento marca o início de mudanças na unidade, inclusive estruturais. "Nós temos muitas necessidades, principalmente de ambientes físicos, e antes não tínhamos como alterar a estrutura para atender nossas demandas. Com a doação da área, poderemos investir mais para atender às demandas dos nossos estudantes e da comunidade", disse.

Um grupo de estudantes que participou do momento reforçou a importância da ação. A estudante do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática Fernanda Soares de Jesus disse que é muito gratificante presenciar esse processo de mudança na unidade. "Isso mostra que, assim como o campus está evoluindo, ele pode contribuir para que a cidade de Formoso do Araguaia evolua também", completou a estudante.

Posse-área-Formoso-IFTO-2A estudante Wiana Guilherme Diniz, que faz o curso técnico de Agricultura integrado ao ensino médio, também partilha do sentimento de gratidão por participar desse momento. "Esse é um momento muito importante para o nosso campus e participar dele me deu uma nova visão sobre o que o IFTO é e o que ele pode fazer para o desenvolvimento das pessoas e da nossa região. Um dia eu vou eu vou poder "olhar para trás" e dizer que eu participei desse momento. Eu vi essa evolução acontecer nesse campus", destacou com entusiasmo.

De acordo com o diretor da Setec, com esse ato, a unidade do IFTO de Formoso do Araguaia passa a cumprir os requisitos necessários para alteração de tipologia de campus avançado para um campus regular. A transição precisa ser autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e possibilitará ampliação de infraestrutura e de pessoal. "Depois de dez anos, foi anunciado um novo processo de expansão da Rede Federal (de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), com o anúncio do campus de Tocantinópolis para o iFTO, mas esse momento também é de consolidação, para que a gente possa ampliar as nossas ofertas, principalmente, aquelas voltadas para o ensino técnico", acrescentou o diretor.

A fala do estudante Joel Abreu Martins de Almeida, do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática, sintetiza o sentimento partilhado pelas pessoas presentes nesse ato: "Eu sempre me lembro de algo que o reitor fala quando vem ao campus Formoso: 'você pode sonhar; você é IFTO'. Então, para mim, o IFTO é um lugar que abre caminhos, que me permite sonhar e me dá oportunidade de ter um futuro melhor".