Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO conta com novos programas certificados pelo INPI

IFTO conta com novos programas certificados pelo INPI

Propriedade intelectual

por publicado: 22/08/2023 08h12 última modificação: 28/08/2023 15h33

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) adicionou ao seu portfólio tecnológico três novos programas de computadores (softwares) certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entre eles está o NIOTS (Nature Inspired Optimization for Support Vector Machines), desenvolvido pelos professores Carlos Eduardo da Silva Santos Carlos Humberto Llanos Quintero - este professor associado da Universidade de Brasília (UnB). Carlos Eduardo, que é professor do Campus Palmas do IFTO, explica que o aplicativo NIOTS baseia-se em inteligência artificial inspirada na natureza para automatizar certas etapas de um projeto computacional em desenvolvimento a fim de que o desenvolvedor possa focar em outras fases do projeto, entregando modelos quase ótimos nos quesitos complexidade e precisão.

Além desse, também foram certificados o Cyclevis e o MonitAIR. O primeiro aplicativo foi desenvolvido pelos professores Iury Gomes de Oliveira Danilo Barbosa Coimbra - este professor vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA). Segundo Iury, que é professor do Campus Araguaína do IFTO, o aplicativo Cyclevis propõe uma abordagem de visualização de dados para dados ciclísticos que permite melhor compreensão do desempenho esportivo de ciclistas. Para isso, ele utiliza características de intensidade - como velocidade, frequência cardíaca e elevação -, além da geolocalização das corridas/pedaladas. Para validar a abordagem, foi desenvolvido um caso de uso que foi avaliado por meio de estudo com usuários.

Já o MonitAIR foi desenvolvido pelos professores do IFTO Thiago de Loiola Araújo e Silva e Moisés Lawrence de Lima Freitas Junior. De acordo com os desenvolvedores, o aplicativo tem como objetivo facilitar a resolução de problemas relacionados ao gerenciamento, armazenamento e manuseio de dados sobre a qualidade do ar por meio de informações de três parâmetros relativos à qualidade do ar: temperatura, umidade e gás carbônico (CO2).

Portal Integra

No total, o IFTO conta 21 registros de propriedade intelectual, sendo 11 programas computacionais e 10 patentes (invenções e modelos de utilidade). Os aplicativos que recentemente receberam certificação do INPI, assim como os demais produtos desenvolvidos por meio de projetos de pesquisa, ensino ou extensão, protegidos ou não, que constam no portfólio tecnológico do IFTO estão divulgados na plataforma digital Integra. São produtos passíveis de transferência, licenciamento ou desenvolvimento conjunto com empresas ou instituições interessadas.

Funcionando como uma vitrine tecnológica, o portal Integra permite que empresas e outras instituições possam conhecer melhor os produtos e serviços ofertados pelo IFTO, assim como seu pessoal especializado, a fim de firmar parcerias.

Propriedade intelectual

A assessoria aos proponentes de softwares, assim como inventores de produtos tecnológicos ligados à instituição ou independentes, é feita pela equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que está ligado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) do IFTO. Recentemente, a instituição protocolou o primeiro pedido de patente de inventor independente. Além de possibilitar a devida proteção à criação desses inventores, o IFTO visa possibilitar uma possível transferência de tecnologia que possa contribuir para o desenvolvimento regional.