Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO celebra 14 anos de criação e contribuições para o Tocantins

Notícias

IFTO celebra 14 anos de criação e contribuições para o Tocantins

Ensino gratuito de qualidade

Mesmo em meio a dificuldades, instituição continua em ascensão e a oferecer serviços gratuitos e de qualidade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão
por Thâmara Filgueiras publicado: 29/12/2022 17h28 última modificação: 29/12/2022 17h28

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) como o conhecemos hoje teve sua história iniciada junto com a da criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que completa, nesta quinta-feira, 29, 14 anos. Juntos, os Institutos Federais dos 26 Estados e do Distrito Federal se tornaram uma das mais robustas e importantes políticas de Estado de
inclusão e acesso à educação pública, gratuita e de qualidade a partir de um modelo de
ensino único, que atrai olhares do mundo todo, alçando as instituições a um patamar de
protagonismo e vanguarda.

Concretizada pela Lei nº 11.892/2008, tais instituições são reconhecidas pelo seu modelo de
ensino, reunindo educação profissional, básica e superior, pluricurricular e multicampi,
especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades
de ensino. Um trabalho que é resultado de conquistas construídas por muitas pessoas, como afirma o reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior.

"São 14 anos de muito trabalho e conquistas alcançadas a muitas mãos. A importância do IFTO é muito mais do que sua quantidade de campi, cursos, servidores ou estudantes matriculados. São as milhares de pessoas que têm suas vidas impactadas positivamente por meio das ações e serviços prestados pela instituição. A contribuição significativa para o desenvolvimento sócio-econômico do nosso Estado nos motiva a continuar avançando e justifica a necessidade de valorizarmos e fortalecermos cada vez mais nossa instituição".

Crescimento do IFTO

Resultado da junção das antigas Escolas Agrotécnica Federal de Araguatins (Eafa) e Técnica Federal de Palmas (ETF) e da unidade descentralizada (Uned) de Paraíso do Tocantins, atualmente, o IFTO conta com 11 unidades localizadas em todas as microrregiões do Tocantins, todas com oferta de cursos técnicos (ensino médio) em diferentes modalidades e cursos superiores. Além disso, o IFTO conta com 52 polos que integram o Centro de Referência de Educação a Distância (Cread) e atuam na oferta de cursos profissionalizantes e superiores, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Além de ser uma referência no ensino, o IFTO possui relevantes projetos em pesquisa, inovação tecnológica e extensão, que contribuem com saberes e técnicas aplicadas para o desenvolvimento de diversos setores produtivos do Estado, entre eles o da produção energética, construção civil, tecnologias alimentícia e de informação, agricultura e pecuária. 

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif)