Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO apresentará soluções inovadoras para o campo durante a Agrotins 2021

Notícias

IFTO apresentará soluções inovadoras para o campo durante a Agrotins 2021

Agro 4.0

Palestras trazem importantes debates para a agricultura e agropecuária
por Mayana Matos publicado: 11/06/2021 17h00 última modificação: 15/06/2021 14h40

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estará presente na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2021, a maior Feira Agrotecnológica do Norte do país. 

21ª Edição da Agrotins será realizada entre os dias 15 e 18 de junho, em formato totalmente digital. A Feira traz como tema “Agro 4.0 - Tecnologia no Campo”, sustentado no fato de que a utilização de inovações tecnológicas trazem ao processo de produção agrícola novas oportunidades que promovem uma agricultura conectada, intensiva em conhecimento, com altos níveis de produtividade e de sustentabilidade, e ainda com redução de custos e melhoria das condições de trabalho.

O publico pode visitar o estande do IFTO através do seguinte endereço eletrônico: https://agrotins.to.gov.br/parceiros-expositores/ifto.html 

Programação IFTO

No estande virtual do IFTO, a programação conta com:

- Palestras sobre "Produção de conteúdo agro para redes sociais": que abordará métodos de criação de conteúdo para redes sociais com a temática do agronegócio com base nas experiências obtidas no primeiro projeto IFnoAgro-Jovens Comunicadores. A ser apresentada por Edson de Moura Alves Júnior (discente da unidade de Lagoa da Confusão) e Edmar Vinicius de Carvalho (docente da unidade de Lagoa da Confusão). 

- Palestra "TECH AGRI BOX - Rastre@vel, Saud@vel e Sustent@vel": trata de negócio baseado no tripé: rastreabilidade dos produtos agrícolas, compra e venda por aplicativo com pagamento eletrônico e entrega domiciliar. A ser apresentada por Carmen Maria Coimbra Manhães, da unidade de Pedro Afonso.  

- Palestra "Qualidade de sementes de soja obtidas em planícies tropicais": os insumos estão presentes nas mais novas e eficientes tecnologias oriundas do melhoramento genético vegetal. A ser apresentada por Edmar Vinícius. 

- Palestra "Sorgo Biomassa no Extremo Norte do Tocantins – Será que dá certo?": o objetivo desta palestra é reportar o bom desenvolvimento de diferentes híbridos de sorgo biomassa no extremo norte do Tocantins. A ser apresentada por Leonardo Correa da Silva (docente da unidade de Araguatins) e Karla Agda Botelho Mota (Egressa/Grupo Bartira). 

- Palestra "O incentivo a educação tecnológica em áreas de produção agropecuária": Um breve relato de experiências de sucesso na educação tecnológica no IFTO em regiões de produção agropecuária. A ser apresentada por Talles, da unidade de Palmas. 

- Palestra "Desenvolvimento de índices de desempenho para análise de cadeia de valor global": uma aplicação em zonas de produção de tilápia no Brasil: apresenta os resultados de uma pesquisa, realizada em 2019, com dados de mais de 450 pisciculturas brasileiras, ligadas a quatro zonas/polos de produção de tilápia no Brasil. A ser apresentada por Vinícius Souza Ribeiro, da unidade de Palmas. 

Além disso, terá participação da Empresa Júnior de Gurupi e Agrojúnior Campus Palmas. 

No dia 16 de junho, às 17h, o IFTO terá participação, com a professora Juliana Azevedo, da unidade de Pedro Afonso,  na roda de conversa "O Papel da Academia na formação de conhecimentos para o campo: condição atual e perspectivas futuras", que envolve representantes de diferentes instituições de ensino. 

Ainda como parte da programação, neste sábado, 12, será realizada a oficina Introdução ao mercado de derivativos agrícolas, às 10h, com o administrador de empresas, Luiz Augusto Gioielli. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste endereço eletrônico. O link da transmissão será enviado por e-mail. 

A Feira

A Agrotins é realizada anualmente pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro e parceiros, e conta com uma programação diversa com: palestras, workshops, seminários e conteúdos fundamentais para o mundo do agronegócio. Além disso, há também exposição de maquinários, veículos, produtos e serviços. Segundo  o governo estadual, a última edição da Agrotins, em 2020, capacitou 5 mil pessoas e registrou mais de 470 mil visualizações na plataforma do evento na internet provenientes de 62 países.

O público que acessar a plataforma da Agrotins 2021 100% Digital encontrará quatro abas na parte superior: “Espaço dos Pavilhões”, “Campo do Conhecimento”, “Programação ao Vivo” e “Expositores”, com acesso a programação de palestras, minicursos, workshops, biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade, vídeos, cartilhas, fotos e notícias. A plataforma também conta com a aba "Expositores", local onde as empresas e os demais parceiros da Agrotins trazem as principais novidades tecnológicas usadas no campo e também negociam os seus produtos e serviços.

(Com informações da Seagro)