Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO amplia ações de enfrentamento à Covid-19

Notícias

IFTO amplia ações de enfrentamento à Covid-19

Extensão

Comunidades indígenas são beneficiadas com doação de máscaras
por Mayana Matos publicado: 16/09/2020 10h32 última modificação: 18/10/2022 11h32

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), desde março deste ano, tem desenvolvido junto à comunidade tocantinense, projetos e ações para o enfrentamento à Covid-19. Um destes projetos conta com o fomento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que prevê a produção de Equipamento de Proteção Individual (EPI), máscaras, aventais/jaleco, produtos de higiene e limpeza (sabão líquido, sabonete), bem como o desenvolvimento de ações educativas na comunidade interna e externa, entre outras ações.

Este mês de setembro já foram doadas 2.800 unidades de máscaras de tecido para instituições públicas parceiras do IFTO. Deste total, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas recebeu 800 unidades, e outras 200 unidades foram distribuídas para a Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Tocantins, que recebeu também 100 litros de gel sanitizante com álcool 70% produzidos no Campus Dianópolis.

Além destas, na última sexta-feira, 11, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) entregou 1.800 unidades de máscaras de tecido destinadas a comunidades indígenas do Tocantins. A ação foi realizada em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI/TO). Trata-se de uma unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS). 

O DSEI/TO abrange toda a extensão do Estado do Tocantins, com 15 municípios com população indígena, e no Sul do Estado do Pará, no município de Santa Maria das Barreiras, tendo o acesso às Terras e Territórios Indígenas possibilitado pelos modais terrestre e fluvial, em uma extensão territorial de 147.570 Km².

“O DSEI-TO agradece a parceria estabelecida com Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO) no enfrentamento da disseminação da Covid-19 nas comunidades indígenas do Tocantins. Essa parceria é de suma importância, tendo em vista, a expertise do Instituto no desenvolvimento educacional, científico e tecnológico”, afirmou  Sebastião de Góis Barros, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins. 

Segundo a pró-reitora de  Extensão, Gabriela Medeiros, o IFTO continuará avançando em novas ações para melhor atender a sociedade. “Com o objetivo de colaborar com o enfrentamento à Covid-19 no Estado do Tocantins, o IFTO, por meio do desenvolvimento dos projetos, tem buscado unir forças com novos parceiros. É gratificante perceber que a nossa Instituição tem cumprido sua missão ao atender a comunidade e colaborar para a melhoria de vida dos cidadãos tocantinenses. Em breve, outras entregas serão realizadas em atendimento às necessidades apresentadas à Pro-Reitoria de Extensão”, disse.