Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO adere ao Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato)

Notícias

IFTO adere ao Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato)

Ingresso

No primeiro semestre de 2025, a nota do Exato será utilizada como critério para preenchimento de vagas remanescentes
por Kelinne Guimarães publicado: 19/12/2024 16h24 última modificação: 19/12/2024 16h26

Na quinta-feira, 19, foi realizada uma reunião na Reitoria, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), como parte das tratativas relacionadas à adesão do IFTO ao Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), com a presença do reitor do IFTO, Antonio da Luz, do pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Eduardo Cezari, e do coordenador de Acesso do IFTO, André Garcia. 

Durante a reunião, foram discutidas ações futuras, que serão executadas por um Comitê Gestor responsável pela realização do Exato, tendo como membros: UFT, IFTO e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A ideia é que, em 2025, as três instituições utilizem notas obtidas pelos participantes do Exato, como critério para ingresso em seus cursos de graduação. 

No caso do IFTO, durante o primeiro semestre de 2025, a nota do Exato será utilizada como critério para preenchimento de vagas remanescentes. Posteriormente, o Exato será a forma oficial de ingresso em cursos de graduação ofertados pelas suas unidades, ou seja, não será mais realizado vestibular, exclusivo do IFTO, para ingresso em cursos superiores, somente processo seletivo para estudantes nos cursos técnicos. 

O pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, explica que o objetivo do Exato, ao construir um processo unificado entre as três instituições federais de ensino do Tocantins, é alcançar um maior quantitativo de estudantes, habilitando-os para o acesso ao ensino superior, integrando UFT, IFTO e UFNT na elaboração de um exame que reflita a realidade da educação básica no Tocantins, identificando as competências e habilidades dos estudantes. 

Para o reitor do IFTO, Antonio da Luz, o Exato reduz a complexidade para os candidatos participarem dos processos seletivos de acesso aos cursos superiores ofertados pelo IFTO, UFT e UFNT, trazendo uma única prova para as três instituições. “Além disso, com um estudo sobre o que vai acontecer e das trajetórias desses candidatos e dos seus desempenhos nas provas, nós poderemos levantar várias percepções, que irão beneficiar o aprimoramento da qualidade da educação no estado do Tocantins como um todo. Com o Exato, as três instituições deixam claro que estão sempre preocupadas em buscar uma melhor qualidade na prestação de serviços aos tocantinenses, a partir de suas articulações e integração”, declarou o reitor do IFTO. 

Segundo o coordenador de acesso do IFTO, André Garcia, a adesão ao Exato é um momento importante para o fortalecimento da política de acesso aos cursos superiores ofertados pelo IFTO.