Notícias
Inscrições da seleção do Partiu IF são prorrogadas até 16 de fevereiro
Oportunidade
Muitos estudantes do ensino fundamental de escolas públicas sonham em estudar no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), mas enfrentam desafios para concorrer com aqueles provenientes de escolas particulares. Para buscar recuperar as aprendizagens e proporcionar melhores chances de acesso e permanência nos cursos do Ensino Médio Integrado ofertados pelas instituições que compõem a Rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o governo federal lançou o programa Partiu IF.
Por meio dessa iniciativa, serão ofertadas aulas e atividades complementares para estudantes do nono ano matriculados na rede pública de ensino para que tenham maiores chances de ter bom desempenho nos processos seletivos de ingresso no IFTO. As atividades serão realizadas presencialmente em todas as unidades do IFTO.
Seleção de profissionais e monitores
Para implementar as atividades do Partiu IF no IFTO, estão abertas as inscrições para seleção de profissionais e estudantes monitores que atuarão no programa. A seleção é feita por meio da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa, Extensão e Interiorização (Faepi) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
O edital com as orientações de inscrições já está disponível. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 16 de fevereiro, por meio do preenchimento do formulário eletrônico. É necessário anexar ao formulário os documentos listados no subitem 4.7, que devem obedecer a ordem da lista e ser salvos em um único arquivo PDF, além dos documentos para pontuação também em arquivo único, especificados nos quadros 3, 4, 5 e 6, observando aquele que corresponde à função pretendida. Os candidatos selecionados deverão cumprir a carga horária semanal e mensal, presencialmente, no período estipulado pelo projeto e terão direito à bolsa, que varia entre R$ 700,00 reais e R$ 1.430,00 reais.
São ofertadas vagas para todos os campi do IFTO para as funções de coordenador pedagógico; psicólogo, pedagogo ou assistente social (uma das três formações); professores; e estudantes monitores. O valor da bolsa e a sua duração variam de acordo com a função e estão descritos no quadro 1 do edital. As vagas estão descritas no anexo I; importante observar o documento Errata nº 001, que altera requisitos de formação mínima exigida para as unidades de Araguaína, Araguatins e Palmas.
O resultado final deverá ser divulgado no dia 19 de fevereiro e as atividades do programa têm previsão de início no dia 10 de março.
Acompanhe as publicações referentes ao Edital nº 13/2025 pelo link https://faepi.org/editais2025/.