Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Gibiteca & Espaço de Leitura Inclusiva do IFTO/Palmas recebe certificação nacional ODS Educação 2025

Notícias

Projeto Gibiteca & Espaço de Leitura Inclusiva do IFTO/Palmas recebe certificação nacional ODS Educação 2025

Extensão

Iniciativa é reconhecida nacionalmente por promover leitura, inclusão e educação sustentável
por publicado: 02/02/2026 16h23 última modificação: 03/02/2026 16h32
Projeto recebe reconhecimento nacional por meio do Selo ODS

Projeto recebe reconhecimento nacional por meio do Selo ODS

O projeto “Gibiteca & Espaço de Leitura Inclusiva”, desenvolvido pela Biblioteca João Paulo II do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi certificado com o Selo ODS Educação 2025, reconhecimento nacional concedido a iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que geram impacto social, educacional e comunitário.

A iniciativa foi contemplada com o selo referente ao ODS 4 – Educação de Qualidade e ao ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, evidenciando o compromisso do projeto com a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além do fortalecimento de ações colaborativas entre diferentes setores.

De acordo com a bibliotecária da Biblioteca João Paulo II e coordenadora-geral do projeto, Rosana Oliveira, o projeto surgiu a partir de uma construção coletiva. “Esse projeto nasceu de uma parceria entre a Biblioteca João Paulo II e o Centro de Artes do Campus Palmas, motivada pela chegada de um grande número de histórias em quadrinhos ao acervo. A partir disso, as obras passaram a ser organizadas em um espaço próprio, equipado com sofás e mobiliário adequado, pensado para proporcionar uma experiência de leitura mais confortável, acolhedora e atrativa”, explica.

O reconhecimento reafirma a importância da Gibiteca da Biblioteca do Campus Palmas, único espaço público dedicado às histórias em quadrinhos (HQs), na preservação e difusão dessa expressão artística, reconhecida por sua relevância histórica, cultural e social. Inserida como um espaço cultural acessível, a Gibiteca está aberta à comunidade acadêmica e externa, conta com acervo diversificado e desenvolve ações que articulam leitura, arte, inclusão e formação cidadã. Segundo a bibliotecária Rosana Oliveira, “a Gibiteca representa um ambiente de acolhimento, formação crítica, participação social e valorização da diversidade, alinhado aos princípios da educação inclusiva e do desenvolvimento sustentável”.

Objetivos do projeto

O projeto Gibiteca & Espaço de Leitura Inclusiva tem como objetivo ampliar o acesso à leitura, à informação e à cultura, por meio de ações que promovem inclusão, acessibilidade e formação cidadã, utilizando as histórias em quadrinhos como ferramenta educativa. A iniciativa atende a públicos diversos e se consolida como um espaço de acolhimento, valorização da diversidade e democratização do conhecimento, contando ainda com a parceria e curadoria do professor de Artes do IFTO, Pablo Marquinho. O projeto foi aprovado no Edital nº 37/2024 da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult/TO), por meio do Fundo Estadual de Cultura, e conta com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

(Por Isabela Belizário, estagiária, sob supervisão do Setor de Jornalismo do IFTO/Palmas)