Notícias
Curso de Gestão de Turismo elabora Plano de Desenvolvimento Turístico para Porto Nacional
Parceria com municípios
O curso de Tecnologia em Gestão do Turismo do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), firmou parceria com o município de Porto Nacional para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico (PDT) da cidade. O documento faz parte de uma das diretrizes do Plano Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo, e é um dos requisitos obrigatórios em chamadas públicas, com recursos para o desenvolvimento de projetos na área do turismo.
A atividade, prevista no plano de ensino da disciplina de Planejamento Turístico ministrada pela professora Veruska Dutra, foi iniciada em agosto deste ano e conta com a parceria da prefeitura municipal e secretaria de turismo de Porto Nacional. Entre as ações desenvolvidas pelos estudantes do curso estão pesquisa junto a comunidade, analise dos atrativos turísticos e Mapa estratégico de ações futuras para o município para um período de quatro anos, conforme diretrizes do Plano Nacional de Turismo. Segundo Veruska a ação mostra a aplicação na realidade do aprendizado dos estudantes. “O curso de Tecnologia em Gestão do Turismo tem buscado desde o início de suas atividades desenvolver práticas com o mercado de trabalho do turismo, que sejam reais e possam contribuir com o desenvolvimento do turismo no Estado”.
A professora enfatiza que por meio da disciplina os alunos do curso já desenvolveram o Plano de Desenvolvimento Turístico de algum município do Estado. “Após analisar a realidade dos destinos turísticos do Tocantins juntamente com o órgão gestor do Estado, foi observado a não existência do documento nos municípios do Estado, assim o IFTO iniciou essa ação juntamente com a disciplina de Planejamento Turístico no ano de 2015, estabelecendo parcerias com os municípios e dando início a elaboração do documento. Já foram elaborados 3 PDT´s, dos municípios de São Felix do Tocantins, Lagoa da Confusão e Lajeado. Esse ano o destino escolhido foi Porto Nacional, um município que tem seu centro histórico repleto de identidade do século XIX e foi tombado como patrimônio cultural pelo IPHAN e completa agora em novembro 10 anos dessa importante ação”, reforça Veruska.
A previsão é que o PDT de Porto Nacional seja finalizado no mês de fevereiro de 2019, quando este será apresentado e entregue as autoridades e comunidade local. Na atual fase do trabalho, os estudantes realizam visitas de campo no município para a construção do documento. Em visita ao centro histórico contaram com a participação dos estudantes do 2º período do curso e da professora Janaina Aires, que ministra a disciplina de Patrimônio Cultural. Na oportunidade a professora contribuiu com orientações aos acadêmicos sobre o tombamento do centro histórico. A atividade teve ainda a parceria da UFT através da professora Rosane Balsan, que realiza projeto de extensão com os alunos do curso de Geografia da instituição, com o roteiro GeoTuristico que objetiva a valorização do Patrimônio Histórico de Porto Nacional.
Porto Nacional
A cidade de Porto Nacional está a 60km de Palmas e foi fundada no início do século XIX. O município tem uma ligação histórica e cultural junto ao Rio Tocantins. O Centro Histórico do município de Porto Nacional foi tombado como Patrimônio Cultural do Brasil no ano de 2008, sendo agora inscrito no livro do Tombo Histórico. Com o tombamento de Porto Nacional, o Tocantins passa a ter dois municípios tombados pelo Iphan-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio Cultural Brasileiro, já que a cidade de Natividade já teve o registro concedido e recebe importantes ações de valorização como o Programa Monumenta realizado numa parceria entre Governo Federal e Estadual.
(Com informações da professora Veruska Dutra)