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Estudantes do IFTO disputam Olimpíada de Robótica e garantem vaga para etapa nacional
Olimpíada de Robótica
Estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), participaram nos dias 19 e 20, da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2016), realizada em Palmas. Na ocasião, os alunos conquistaram vagas para representar o Tocantins na etapa nacional, que será realizada em outubro deste ano, em Recife (PE).
Na competição, os alunos do Campus Dianópolis, Júlio Alexandre, Wellisson Guilherme e Layan David, da equipe “Guarábots.Ultron”, liderados pelo professor Marcos Dias, conquistaram a segunda colocação e medalha de honra ao mérito por melhor equipe estreante. Também os estudantes Joaquim Flávio, Eduardo Bardini e Elian Xavier, que integram a equipe “Guarábots.mrboruto”, orientada pelo professor Dêmis Gomes, conquistaram o terceiro lugar na disputa.
Além disso, o Campus Dianópolis ganhou medalha de honra ao mérito de melhor escola pública e de equipe com melhor programação, com os estudantes Ian dos Santos, Gustavo Sousa e Kelton Breno, da equipe “Guarábots.Wheelie”, sob orientação dos professores Marcos Dias e Diego Rodrigues.
Projeto de Extensão em Robótica
O bom desempenho das equipes é resultado de um projeto de extensão desenvolvido desde o ano passado pelo Campus Dianópolis. Os professores envolvidos levaram suas experiências para alunos da educação básica de escolas públicas nas cidades de Almas e Dianópolis. O projeto tem o objetivo de capacitar alunos por meio da prática e teoria acerca de conceitos básicos sobre robótica, bem como incentivá-los ao exercício futuro da docência nessa área do conhecimento.
Estudantes da rede estadual de ensino das duas cidades, orientados pelos professores do Campus Dianópolis, Dêmis Gomes e George Francisco, também conquistaram as primeiras colocações na disputa regional e garantiram vagas para a competição nacional.
Campus Palmas
Também participaram, pelo Campus Palmas, da etapa estadual da OBR, os estudantes Victor Hugo, Igino Bezerra, Samuel Rodrigues e Maria Cristina Kalil. A equipe “Gênesis” foi orientada pelo professor Wendell Costa e alcançou a quarta colocação na classificação geral.
OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.