Notícias
Estudantes do IFTO de Gurupi participam de palestra de prevenção ao suicídio
Setembro Amarelo
O tema é sensível e, muitas vezes, difícil de ser abordado, em especial, entre jovens. Contudo, um grupo de profissionais resolveu abordar o assunto de maneira direta por meio de palestras com o principal objetivo de fortalecer o senso de importância das pessoas e a capacidade que cada uma tem de lidar com as situações difíceis que surgem na vida.
Com o título "Você é importante", os estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Gurupi puderam conhecer um pouco do projeto e conversar sobre situações difíceis que acontecem nessa fase da vida, como bullying, ansiedade, depressão e outras que levam os jovens a pensarem em desistir da vida.
A palestra foi realizada em dois dias - nesta quarta e quinta-feira, 4 e 5, respectivamente - e reuniu no anfiteatro da unidade estudantes de vários cursos e idades para uma conversa aberta sobre esses temas. De acordo com o coordenador do projeto que é especialista em Psicopedagogia, Wanderson Sena, o grande objetivo dessa iniciativa é salvar vidas, fornecendo às pessoas algum auxílio para ajudá-las a superar os obstáculos que as afetam.
"Em 2017 fui diagnosticado com depressão e lutei durante um ano e meio contra esse mal. Foram dias intensos e sofridos, tanto para mim quanto para quem me acompanhava de perto, mas ajuda profissional e de amigos e familiares consegui vencer a depressão", contou Wanderson, que usa sua experiência para conscientizar jovens que isso pode acontecer a qualquer pessoa e que o melhor é procurar ajuda.
O projeto conta com a participação de 21 integrantes, entre psicólogos, advogados, pedagogos, assistentes sociais, entre outros profissionais que atuam de forma voluntária para fornecer orientações e alguma assistência aos jovens após o evento.
Se precisar, peça ajuda
Com este lema, a campanha Setembro Amarelo de 2024 visa sensibilizar sobre um problema de saúde pública que afeta várias sociedades do mundo. De acordo com informações na página dedicada à campanha, as taxas de suicídio têm aumentado em países da América Latina, por isso é importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
A ajuda pode ser conseguida por telefone, chat ou mesmo pessoalmente, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde); Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24H) e prontos socorros de hospitais. Por telefone, o pedido de ajuda pode ser feito ao SAMU, pelo telefone 192, ou ao Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188 ou pelo chat disponível no site da entidade www.cvv.org.br. O atendimento é gratuito e disponível 24 horas.