Notícias
Estudantes do IFTO de graduação e mestrado podem se candidatar para intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança
Mobilidade acadêmica
Apreender um novo idioma e aprimorar seu currículo são algumas das vantagens em realizar um intercâmbio. E os estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) têm a possibilidade de viver essa experiência, é que o período de inscrições de candidaturas para intercâmbio, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB)- Portugal em cursos de graduação/licenciatura, está aberto e segue até dia 6 de novembro. As vagas são para o segundo semestre (refere-se ao semestre letivo em Portugal): 7/02/2025 a 12/07/2025 com pausas letivas 14/04/2025 a 21/04/2025 (Páscoa). A participação na seleção é condicionada ao preenchimento do formulário on-line disponível aqui.
Conforme o acordo de cooperação entre o IPB e o IFTO, os estudantes de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade no IPB. Porém, a instituição não conta com residências para alunos internacionais.
O IPB não aceita candidaturas individuais/diretamente dos estudantes. A candidatura e a seleção são feitas diretamente pelo IFTO, através da Coordenação de Relações e Assuntos Internacionais (CRAI) - crai.proex@ifto.edu.br. Para ajudar no preenchimento do "Contrato de estudos" pode consultar o Guia ECTS https://www.ipb.pt/go/d854 . "O preenchimento da tabela B do acordo de estudos é obrigatório.
Documentos necessários:
- Passaporte (é obrigatório que os alunos de intercâmbio tenham os passaportes na fase de candidatura, para que não haja atrasos com os pedidos de passaportes, que depois atrasam sempre os pedidos dos vistos de estudante);
- Histórico Acadêmico;
- Comprovante de matrícula;
- Contrato de estudos
- Foto para Cartão IPB
Notas importantes para o preenchimento do acordo de estudos:
- Os alunos deverão estar regularmente matriculados na sua instituição;
- Os estudantes devem escolher matérias do 2.º semestre (semestre de fevereiro a julho , que no IPB correspondem ao 2.º semestre), podem escolher matérias de diferentes cursos, desde que escolham matérias do 2.º semestre.
- Os estudantes devem escolher matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não é possível escolher matérias dos dois campi, pois situam-se em duas cidades diferentes;
- Cada semestre corresponde a 30 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucesso as matérias que correspondem no mínimo 20 créditos , devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses.
- Os estudantes de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher informações dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado.
- Os estudantes de intercâmbio de graduação/licenciatura ou de mestrado podem escolher matérias de línguas dos cursos de graduação de línguas oferecidos na escola superior de educação do IPB. Se os alunos de intercâmbio quiserem realizar o curso de línguas intensivo do centro de línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo;
- Os certificados de avaliação final serão enviados até 6 semanas depois do término do semestre ( 07/12/2025 ).
- Os conteúdos programáticos de cada matéria (ementa de cada matéria) estão disponíveis online, no seguinte link: https://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/cursos/licenciaturas ao entrar em cada curso, o candidato pode verificar a lista de matérias no final da página web e ao entrar em cada matéria é gerado automaticamente o conteúdo programático (ementa).
Importante: Esta oportunidade de intercâmbio não prevê bolsa de estudo.
O candidato necessita ter meios financeiros suficientes para se manter em Bragança. Fica a cargo do candidato toda e qualquer despesa:
- Seguros de viagem e de saúde (PB4),
- Passagens de ida e volta para a viagem,
- Transporte e deslocamentos,
- Alimentação (2,50 euros por refeição no refeitório do IPB),
- Alojamento (posteriormente serão dadas mais informações para que os alunos reservem alojamento em Bragança/ Mirandela);
- Material escolar, entre outras despesas.