Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO/Campus Palmas devem participar do ENADE 2023 em novembro

Estudantes do IFTO/Campus Palmas devem participar do ENADE 2023 em novembro

ENADE 2023

A participação no exame é obrigatória para os cursos que estão sob avaliação
por publicado: 24/08/2023 17h35 última modificação: 28/08/2023 08h05
Estudantes do Campus Palmas devem realizar ENADE em novembro de 2023

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é um dos principais instrumentos de avaliação de qualidade da educação superior no Brasil. Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o ENADE tem como objetivo medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e as competências desenvolvidas ao longo do curso. De acordo com o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a aplicação das provas ocorrerá no dia 26 de novembro de 2023.

Neste ano, os cursos avaliados serão: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Agronômica e Agronegócio. Os estudantes que tiverem qualquer dúvida sobre a prova devem procurar seus coordenadores de curso.A participação no ENADE é obrigatória, uma vez que serão aplicados para fins de avaliação de desempenho dos estudantes. Além disso, os resultados fornecem um panorama claro sobre os pontos fortes e fracos do ensino ministrado.

Em 2023, o exame contará com novidades; para os participantes com deficiência visual que solicitarem, o cartão-resposta ampliado (fonte 18) estará disponível. Além disso, o tempo mínimo de permanência na sala de aplicação da prova (para ter atestada a presença), que antes era de uma hora, passará a ser de duas horas. Para mais informações, confira no edital.

Por  Jaqueline Braga, estagiária sob supervisão do Setor de Jornalismo do IFTO Palmas