Notícias
Estudantes do campus Porto Nacional conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências
O Campus Porto Nacional conquistou uma vitória histórica na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), competição de destaque no cenário acadêmico brasileiro que reúne estudantes de todo o país. Pela primeira vez, a instituição foi premiada com medalhas de ouro, bronze e uma menção honrosa, reafirmando a excelência dos alunos e o compromisso com a educação científica.
A responsável pela medalha de ouro foi a estudante do 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente, Yasmim Facundes Rodrigues. Com uma rotina de estudos para o vestibular e as demandas acadêmicas, a estudante relatou que, sempre que possível, tentava revisar os conteúdos para conseguir avançar nas fases da olimpíada. “Não é só um prêmio. É a comprovação da minha dedicação e um atalho de acesso a muitas oportunidades na minha carreira universitária, principalmente na faculdade que pretendo fazer”, destacou.
Já Hiury Rodrigues Pereira, do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, alcançou a medalha de bronze, também garantindo posição de destaque entre os melhores competidores. Para essa conquista, o estudante ressaltou a importância do apoio dos professores. “A professora Lígia Araújo foi aquela que mais nos incentivou e acreditou em nós. Sempre com palavras de apoio, carinho e confiança, ela nos mostrou que somos capazes e nunca deixou de estar ao nosso lado. Tudo o que conquistamos carrega um pedacinho da força e do amor que ela nos transmitiu”, afirmou.
Durante o processo, a professora Lígia disponibilizou para os estudantes os exames da ONC dos anos anteriores, para que pudessem observar o estilo das questões nas duas primeiras fases da olimpíada. Além disso, a docente também criou estratégias, como a formação de um grupo de WhatsApp com os alunos selecionados, para repassar todos os informes, resolver dúvidas e oferecer todo o suporte técnico e emocional. “Durante todo o processo, observei muito o esforço e a dedicação dos nossos estudantes e acredito que isso foi o diferencial para o sucesso deles no resultado da olimpíada”, destacou a professora.
Além das medalhas de ouro e bronze, o Campus Porto Nacional também recebeu uma menção honrosa, por meio da estudante Fernanda Leite Rodrigues, um reconhecimento pelo excelente desempenho e esforço durante a olimpíada.
Essa conquista é um marco para o campus, que fortalece sua presença em competições nacionais de alto nível. Para o gerente de ensino do campus, professor Jânio Carlos Nascimento, “a Olimpíada Nacional de Ciências constitui uma das principais competições do calendário anual e, por isso, receber duas medalhas e uma menção honrosa é algo extremamente significativo. Os estudantes que a conquistaram este ano estão de parabéns ”.
A participação em diversas olimpíadas do conhecimento já faz parte da estratégia do Campus Porto Nacional de estimular o interesse científico em áreas específicas nos estudantes. Desde 2022, vários clubes de treinamento foram organizados, além dos já existentes clubes de robótica e construção de foguetes. As olimpíadas de conhecimento abrem portas para que os jovens construam um currículo sólido ainda no Ensino Médio.
Sobre a ONC
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.