Notícias
Estudantes do Campus Formoso do Araguaia participam de atividade prática em polo da UAB
Aprendizagem
Aprender na prática faz toda diferença para a formação dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Atento a isso, o Campus Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), incentiva seus estudantes a participarem de atividades que não se limitam à sala de aula, mas têm o potencial de aproximá-los das atividades previstas para o seu futuro fazer profissional, no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, estudantes da 3ª série do curso Técnico em Informática participaram da instalação e configuração de 13 novos computadores no de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Formoso do Araguaia/TO, neste mês de agosto.

A atividade foi acompanhada pelos professores Heleno Maciel Nogueira e Vitor Mendes Vilas Boas, proporcionando aos estudantes uma vivência prática e fortalecendo a integração entre o IFTO e a comunidade local. “A instalação e configuração dos 13 computadores não apenas atendeu a uma demanda importante para o Polo e seus alunos, mas também permitiu que nossos discentes colocassem em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, reforçando a importância de aprender fazendo. Foi gratificante ver o empenho e a colaboração de todos para o sucesso da atividade”, declarou o professor Vitor Vilas Boas.
O professor Heleno Marciel Nogueira, também, defende a importância da atividade realizada pelos estudantes."A ação realizada pela turma do 3º ano de Informática foi uma ótima experiência para ambientá-los um pouco mais acerca das práticas no mercado de trabalho. Alinha-se aos objetivos de ensino e extensão ao aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, solucionando demandas da comunidade local”, enfatizou Nogueira.
O estudante Levy Mendes Mota fez parte do grupo presente na montagem e configuração de computadores. “Chegamos ao local sendo bem recebidos, e logo após fomos direcionados para a sala em que se encontravam as máquinas. Apesar de ser um trabalho simples, a experiência obtida durante a execução do mesmo, somando com o contato direto com o público foi de suma importância para a formação técnica, não só minha como de todos os alunos que participaram da ação. Todas as máquinas foram montadas, testadas e colocadas em funcionamento, onde foi proporcionado uma verdadeira aula prática, mostrando que a área de TI não se resume apenas às competências técnicas, mas ao contato com o cliente! Foi uma tarde proveitosa onde colocamos juntos em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula”, comemorou Levy.