Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do 9º ano visitam IFTO e conhecem pela primeira vez um microscópio e células que compõem seres vivos

Notícias

Estudantes do 9º ano visitam IFTO e conhecem pela primeira vez um microscópio e células que compõem seres vivos

Ampliando horizontes

Eles tiveram a oportunidade de ter uma aula bem diferente, no laboratório de Agricultura do IFTO de Formoso do Araguaia
por Thâmara Filgueiras publicado: 15/03/2024 16h28 última modificação: 15/03/2024 16h58
Exibir carrossel de imagens Estudantes têm aula diferente em laboratório de Agricultura do Campus Avançado Formoso do Araguaia

Estudantes têm aula diferente em laboratório de Agricultura do Campus Avançado Formoso do Araguaia

Para muitos estudantes das redes públicas municipais e estaduais de ensino, as aulas sempre acontecem em uma sala regular, com quadro e Aula-lab-IFTO-Formoso-07cadeiras, e colocar os conceitos aprendidos em prática fica, muitas vezes, restrito às feiras de ciências. Mas em Formoso do Araguaia, a realidade é um pouco diferente.

É que os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares tiveram uma aula diferente. É que eles tiveram uma aula prática no Laboratório Multiuso de Agricultura, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Formoso do Araguaia e puderam ver, através do microscópio, as diferenças celulares de vegetais, animais e fungos. 

Aula-lab-IFTO-Formoso-09A estudante Emanuelle Jacome Borges falou com entusiasmo da aula diferente que tiveram. "Fui pela primeira vez a um laboratório. Fiquei encantada! Vi as células, o microscópio, fizemos experiências com ácido e bases. Foi um momento muito incrível".

Mas a ideia não era só que eles tivessem a experiência de visualizar uma célula. A atividade fez parte de uma aula prática de Ciências com foco em microscopia. A aula foi dada pela própria professora da turma, Cleria Rodrigues dos Santos, que também deu passou como atividade a realização de alguns experimentos de Química.

Além disso, toda a atividade foi acompanha pelo coordenador do curso técnico em Agricultura, Edson Marcelino Alves, que conduziu os experimentos com os estudantes e comentou que a experiência é enriquecedora para o processo de aprendizagem, pois permite aos alunos aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

Para o estudante Welky Gomes Oliveira, a visita ao laboratório foi muito interessante. "Aprendi e vi pela primeira vez um microscópio e uma célula. Fizemos experiências e o professor explicou tudo de forma muito legal!". Já Douglas Silvino de Sousa, achou a visita ao laboratório perfeita! "Achei incrível a explicação e a experiência que o professor realizou conosco. São coisas que podemos utilizar em casa".

Aula-lab-IFTO-Formoso-04"A iniciativa de abrir as portas do IFTO para a comunidade é de extrema importância, pois proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecerem de perto a estrutura e os recursos disponíveis na instituição de ensino técnico. Além disso, essa integração entre a escola e a comunidade contribui para a formação integral dos alunos, preparando-os para os desafios futuros", acrescentou o professor Edson Marcelino.

A professora da turma, Cleria Rodrigues, ressaltou a parceria com o IFTO e como experiências assim são importantes para os estudantes. "Os alunos ficaram encantados! A maioria não tinha conhecimento do laboratório. Eles despertaram o interesse por novas descobertas. Foi um momento único de troca de experiências e aprendizado. Quero agradecer o acolhimento e a disponibilidade de todos do IFTO de Formoso e, em especial ao professor Edson, que prontamente nos atendeu e proporcionou este momento espetacular", disse a professora da turma.

(Com a colaboração de Agnes Barreto)