Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do 9º ano visitam IFTO e conhecem pela primeira vez um microscópio e células que compõem seres vivos

Ampliando horizontes

Eles tiveram a oportunidade de ter uma aula bem diferente, no laboratório de Agricultura do IFTO de Formoso do Araguaia
por Thâmara Filgueiras publicado: 15/03/2024 16h28 última modificação: 15/03/2024 16h58
Exibir carrossel de imagens Estudantes têm aula diferente em laboratório de Agricultura do Campus Avançado Formoso do Araguaia

Para muitos estudantes das redes públicas municipais e estaduais de ensino, as aulas sempre acontecem em uma sala regular, com quadro e Aula-lab-IFTO-Formoso-07cadeiras, e colocar os conceitos aprendidos em prática fica, muitas vezes, restrito às feiras de ciências. Mas em Formoso do Araguaia, a realidade é um pouco diferente.

É que os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares tiveram uma aula diferente. É que eles tiveram uma aula prática no Laboratório Multiuso de Agricultura, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Formoso do Araguaia e puderam ver, através do microscópio, as diferenças celulares de vegetais, animais e fungos.

Aula-lab-IFTO-Formoso-09A estudante Emanuelle Jacome Borges falou com entusiasmo da aula diferente que tiveram. "Fui pela primeira vez a um laboratório. Fiquei encantada! Vi as células, o microscópio, fizemos experiências com ácido e bases. Foi um momento muito incrível".

Mas a ideia não era só que eles tivessem a experiência de visualizar uma célula. A atividade fez parte de uma aula prática de Ciências com foco em microscopia. A aula foi dada pela própria professora da turma, Cleria Rodrigues dos Santos, que também deu passou como atividade a realização de alguns experimentos de Química.

Além disso, toda a atividade foi acompanha pelo coordenador do curso técnico em Agricultura, Edson Marcelino Alves, que conduziu os experimentos com os estudantes e comentou que a experiência é enriquecedora para o processo de aprendizagem, pois permite aos alunos aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Para o estudante Welky Gomes Oliveira, a visita ao laboratório foi muito interessante. "Aprendi e vi pela primeira vez um microscópio e uma célula. Fizemos experiências e o professor explicou tudo de forma muito legal!". Já Douglas Silvino de Sousa, achou a visita ao laboratório perfeita! "Achei incrível a explicação e a experiência que o professor realizou conosco. São coisas que podemos utilizar em casa".

Aula-lab-IFTO-Formoso-04"A iniciativa de abrir as portas do IFTO para a comunidade é de extrema importância, pois proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecerem de perto a estrutura e os recursos disponíveis na instituição de ensino técnico. Além disso, essa integração entre a escola e a comunidade contribui para a formação integral dos alunos, preparando-os para os desafios futuros", acrescentou o professor Edson Marcelino.

A professora da turma, Cleria Rodrigues, ressaltou a parceria com o IFTO e como experiências assim são importantes para os estudantes. "Os alunos ficaram encantados! A maioria não tinha conhecimento do laboratório. Eles despertaram o interesse por novas descobertas. Foi um momento único de troca de experiências e aprendizado. Quero agradecer o acolhimento e a disponibilidade de todos do IFTO de Formoso e, em especial ao professor Edson, que prontamente nos atendeu e proporcionou este momento espetacular", disse a professora da turma.

(Com a colaboração de Agnes Barreto)