Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Lagoa da Confusão têm pesquisas premiadas

Estudantes de Lagoa da Confusão têm pesquisas premiadas

Trabalhos são destaques em eventos científicos
por Mayana Matos publicado: 30/11/2022 17h00 última modificação: 30/11/2022 17h50

Estudantes da unidade de Lagoa da Confusão foram destaque na 13º Jornada de Iniciação, Científica e Extensão (Jice) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A premiação veio pela apresentação de artigos expostos em banner.

O acadêmico Eudes Alves Portilho Junior, do curso de Engenharia Agronômica, bolsista do Programa de Iniciação Científica - CNPq, orientado pelo professor Jardel Barbosa dos Santos, foi premiado na categoria PIBIC-AF, em 1º lugar, com o título: Controle de caliothrips brasiliensis (thysanoptera:thripidae) na cultura da soja (glycine max (l.) Merr.) em área de várzea no Tocantins.

Por sua vez, a estudante Erika Soares de Sousa, do curso de Engenharia Agronômica, também bolsista do Programa de Iniciação Científica - CNPq, orientada pelo professor Reinaldo Ferreira Medeiros, foi premiada na Categoria PIBIC-AF, em 2º lugar, com o título: Desenvolvimento de célula de combustível microbiano para produção de energia elétrica.

Congresso
Os acadêmicos Marcos Vinícius Aguiar Pinheiro; Thiago Vieira Barbosa; Yêda Gonçalves Rocha e Luander de Souza Gomes, com a orientação da professora Cibelle Christine Brito Ferreira, publicaram o artigo "Propagação de Mudas por Estáquia com e sem presença de câmara úmida", no II Congresso Nacional de Ciências Agrárias, se destacando entre os dez melhores trabalhos apresentados no evento, ocasião em que receberam menção honrosa como reconhecimento e destaque da qualidade e relevância do trabalho apresentado.

Por meio do estudo, os acadêmicos observaram que o uso da câmara úmida em estacas de amora acelera o processo de brotação na parte aérea.

A unidade de Lagoa da Confusão parabeniza as equipes pelo empenho e dedicação!