Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Gestão Pública do IFTO visitam a Controladoria Geral do Estado e Tribunal de Contas do Tocantins

Notícias

Estudantes de Gestão Pública do IFTO visitam a Controladoria Geral do Estado e Tribunal de Contas do Tocantins

Uma oportunidade de vivenciarem na prática o aprendizado adquirido em sala de aula

por Luícia Ferreira publicado: 19/05/2022 17h10 última modificação: 19/10/2022 11h16

 Com informações da ASCOM/TCE

Os estudantes do 3º e 5º período do Curso de Gestão Pública do Instituto Federal do Tocantins - Campus Gurupi, realizaram uma Visita Técnica nesta quarta-feira, 18, à Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) e ao Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), incluindo, o Ministério Público de Contas e o Instituto de Contas, em Palmas - TO.

Ao todo, 21 estudantes acompanhados do coordenador do curso, professor Jhefferson Donner e dos professores José Wellington, Mariza Nunes e Antônio Carlos participaram da programação.

No período da manhã, a visita ocorreu na CGE-TO, onde os estudantes foram recebidos pelo secretário geral, senhor Senivan que destacou a importância do papel da CGE e dos diversos serviços disponibilizados à sociedade, dentre eles, a Ouvidoria Geral como instrumento de Controle Social. Os estudantes também conheceram as ações de Controle Interno como: a prevenção da corrupção e a auditoria e fiscalização. Por fim, puderam conhecer também as atribuições da Corregedoria Geral do Estado.

No período da tarde, a visita foi no TCE. A visita faz parte do projeto “Bem-Vindo ao Tribunal” do TCE que visa promover maior aproximação do Tribunal com a sociedade por meio de visitas e exposições sobre o papel da Corte na sociedade. Na oportunidade, os estudantes conheceram alguns setores como o Memorial do TCE e o Instituto de Contas. Além disso, diversos técnicos que atuam em diferentes funções no Órgão falaram de suas atribuições. Os estudantes também puderam acompanhar um trecho da sessão plenária, transmitida via Youtube.

Uma oportunidade para os estudantes vivenciarem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula é o que destaca o professor José Wellington “Considero que a visita nestes Órgãos propiciou aos estudantes a oportunidade de aprofundar o conhecimento teórico visto em sala de aula a partir da vivência na prática. Além de poderem fazer perguntas e tirar dúvidas com os profissionais com expertises em diferentes áreas de atuação. Ademais, não tenho dúvida que esta visita contribuiu também para formação enquanto cidadãos e cidadãs como agentes de transformação, de maneira a corroborar com o bem-estar da sociedade” conclui o professor.

Para o estudante Saulo Lima esta foi uma experiência memorável “A visita foi de grande aprendizado, lá conhecemos um pouco de como funciona as questões públicas, percebi que existem pessoas empenhadas a entregar o melhor para a população, um momento marcante foi conhecer o Memorial que se localiza no TCE, tão incrível ver como a história se desenvolveu do início até os dias atuais, como é bom ver as coisas evoluírem para o melhor, museu é cultura, museu é história e é necessário cuidarmos desses locais” destacou o estudante.

Outro destino da visita das turmas foi o Ministério Público de Contas (MPC/TO), onde os alunos conheceram como é a rotina e a atuação do MPC, conheceram a “Biblioteca Conselheiro José Ribamar Meneses” e assistiram ainda uma exposição da servidora Jucilene Barreira, que tirou dúvidas como a diferença entre o Ministério Público e o papel do MPC/TO nas prestações de Contas.