Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Gestão de Turismo realizam ação de educação ambiental em Taquaruçu

Notícias

Estudantes de Gestão de Turismo realizam ação de educação ambiental em Taquaruçu

Intervenção ambiental foi realizada durante visita técnica

Atividade faz parte da disciplina de Ecoturismo
por Eliane Vieira publicado: 27/06/2022 16h53 última modificação: 19/10/2022 11h19
Visita técnica à cachoeira em Taquaruçú

Visita técnica à cachoeira em Taquaruçú

No mês da conscientização ambiental e atentos a essa urgência global, os estudantes do CST em Gestão de Turismo do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizaram uma ação de educação ambiental em Taquaruçu, distrito localizado a cerca de 30 km da capital. A atividade foi realizada no último dia 18 e faz parte da disciplina de Ecoturismo, orientada pela professora Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna.

Participaram da intervenção ambiental os acadêmicos do 3º período, que na ocasião realizaram uma abordagem junto aos turistas visitantes da Cachoeira do Evilson, apresentando as orientações básicas sobre as normas ambientais, voltadas à sustentabilidade ambiental. Na oportunidade foi entregue ainda ao proprietário do atrativo, Sr. Evilson Fonseca, um banner desenvolvido pelos estudantes com as orientações para ser afixado no local, com o objetivo de que as orientações de boas práticas ambientais sejam vistas permanentemente pelos visitantes.

Para a professora que orientou a atividade, o momento foi extremamente satisfatório pois oportunizou aos estudantes irem a campo, colocando em prática o que foi visto em sala de aula e, além disso, o contato com a comunidade. “Os alunos estavam ansiosos por momentos de prática, tão necessários para a profissão deles, mas que foram adiadas em virtude da pandemia. Percebi alunos motivados e, agora, mais engajados na profissão”, ressaltou Mary Lúcia.

Impacto e interpretação ambiental

Durante a visita técnica, também foi realizada uma ação de avaliação de impacto ambiental na trilha e no local turístico. “Como fui professora da turma na disciplina de Turismo e Meio Ambiente e a turma não tinha participado de visitas técnicas, devido estarmos em pandemia em 2021, foi feita também essa ação, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de analisar os impactos ambientais locais e formas de mitigá-los”, enfatizou a professora. Por fim, foi realiza ainda uma ação de interpretação ambiental para que os estudantes vivenciassem a prática. Esta última, caracteriza-se como uma ação de conexão entre o homem e a natureza de forma que este vivencie novas experiências. Todos se uniram em um círculo às margens da cachoeira e eu fui conduzindo a ação de interpretação ambiental, buscando conectar os discentes com o ambiente natural, que nos cercava”, destacou a professora Mary Lúcia.

Experiência 

Na avaliação da estudante Karina França, a experiência “foi incrível” e uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado. “Pudemos colocar em prática tudo o que aprendemos e passar aos turistas orientações de preservação. Isso foi muito importante, pois é uma ação para preservação daquele local, do qual muitas pessoas podem usufruir no presente e que, se preservado, também poderá ser desfrutado por muitos no futuro. Passamos orientações como não arrancar as plantas nativas, não fazer desvio de trilhas, não deixar lixo no local, não dar comida aos animais e percebemos que os turistas foram muito receptivos com as orientações”, ressaltou Karina. A estudante Sabrina Oliveira também destacou o aprendizado com a atividade. “Foi uma experiência ótima. Agregou um valor de conhecimento muito grande para todos nós, que pudemos dar nossa contribuição para a preservação do meio ambiente”.

Confira mais fotos da visita técnica no Instagram do Campus Palmas @ifto.palmas