Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de 11 cursos do IFTO devem participar desta edição do exame

Notícias

Estudantes de 11 cursos do IFTO devem participar desta edição do exame

Enade 2023

Estudantes têm até sexta, 8, para solicitar atendimento especializado e inclusão do nome social
por Thâmara Filgueiras publicado: 06/09/2023 10h29 última modificação: 06/09/2023 10h29

Nesta edição, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avaliará o conhecimento de estudantes concluintes de cursos superiores de diferentes áreas do conhecimento. No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), estudantes de 11 cursos de graduação farão o exame, cuja prova será aplicada no dia 26 de novembro.

Veja ao final da matéria a relação dos cursos do IFTO que participarão do Enade 2023.

As inscrições dos estudantes que devem participar dessa edição do Enade já foram realizadas pelos coordenadores dos cursos e cabe agora aos estudantes preencherem o questionário do estudante do Enade 2023, feito pelo Sistema Enade. Embora estudantes que iniciaram os cursos e também os concluintes tenham sido inscritos, o preenchimento do questionário é obrigatório aos estudantes inscritos como concluintes e pode ser feito até o dia anterior à realização da prova, ou seja, dia 25 de novembro.

Além disso, está aberto o prazo para solicitar atendimento especializado e inclusão do nome social, que segue até o dia 8 de setembro. As solicitações também são realizadas por meio do Sistema Enade.

Enade

Mais do que avaliar o desempenho dos estudantes, o Enade faz parte do processo de avaliação dos cursos de graduação, e visa acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação à retenção dos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de cada curso. Também objetiva identificar as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional desses estudantes.

De acordo com o diretor de Graduação do IFTO, Daniel Marra, o Enade é uma importante ferramenta tanto para as instituições de ensino superior, como para o governo federal. "Desde a sua criação, o Enade tornou-se um instrumento importante para as instituições conhecerem a qualidade dos seus cursos e, a partir desse conhecimento, desenvolver ações para a melhoria da oferta do ensino", destacou o diretor. 

Daniel acrescentou, ainda, que o exame é uma ferramenta fornece dados relevantes que subsidiam a implementação de políticas públicas para o ensino superior pelo governo federal. 

Conheça a relação de cursos do IFTO que participarão do Enade 2023: 

Campus Araguatins: Bacharelado em Engenharia Agronômica

Campus Avançado Pedro Afonso: Bacharelado em Engenharia Agronômica;

Campus avançado Lagoa da Confusão: Bacharelado em Engenharia Agronômica;

Campus Colinas do Tocantins: Bacharelado em Engenharia Agronômica;

Campus Dianópolis: Bacharelado em Engenharia Agronômica;

Campus Gurupi: Bacharelado em Engenharia Civil;

Campus Palmas: Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Zootecnia, e curso superior de tecnologia em Gestão do Agronegócio, ofertado por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).