Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do IFTO participará de Olimpíada Nacional de Matemática no Rio de Janeiro

Notícias

Estudante do IFTO participará de Olimpíada Nacional de Matemática no Rio de Janeiro

Conquista

Competição será realizada no mês de setembro
por Kelinne Guimarães publicado: 05/07/2019 17h11 última modificação: 18/10/2022 10h24

O estudante Marcus Vinicius do 2º ano do curso Técnico em Redes de Computadores integrado ao ensino médio representará a unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), na 2º fase da Olimpíada de Matemática dos Instituto Federais (OMIF), que acorrerá no dia 20 de setembro no IFFluminense – Campus Campos Centro Rio de Janeiro. Essa fase será composta de prova, palestras, confraternização e cerimônia de premiação, na qual serão entregues as medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Marcus Vinicius é bolsista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e conta que se reunia com colegas no período de preparação para OMIF, respondendo a provas e testes, dos anos anteriores, disponibilizados no site oficial da competição. “Chegávamos a estudar durante 5h por dia nos preparando para essa prova, e o resultado dessa dedicação foi a classificação para a 2º fase. Minha expectativa agora é conseguir um bom resultado na etapa nacional, que reunirá estudantes dos Institutos Federais de todo o Brasil”, declarou Vinicius.

A 1 º fase da competição foi realizada no dia 10 de abril e teve a participação de 140 estudantes da unidade Araguatins, que responderam à 30 questões com 5 alternativas no tempo de 2h30. Entre os estudantes com maior pontuação um foi escolhido para representar a unidade de ensino.

Para o professor de matemática da unidade Araguatins e coordenador local da competição, Milton Procópio,  as Olimpíadas de Matemática despertam nos estudantes uma visão mais abrangente do uso desta ciência pelo contato com inúmeras aplicações em situações diversas do cotidiano.

OMIF

O objetivo da OMIF é estimular o interesse pela matemática nos alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos mesmos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da matemática. (fonte: site da OMIF)