Notícias
Estudante do IFTO conquista Campeonato Tocantinense de Jiu-jitsu
Esportes
Aconteceu em Palmas no último dia 20 de fevereiro a edição anual do Campeonato Tocantinense de Jiu-Jitsu. O estudante do IFTO Moisés Sales, de 16 anos, lutou em três categorias e foi premiado em todas elas. Moisés, que treina há 5 anos, foi medalha de ouro nas modalidades pesado juvenil e meio pesado adulto e medalha de prata na categoria absoluto adulto. Ele é estudante do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Dianópolis. O Campeonato Tocantinense garante pontos no ranking da confederação e credencia os campeões a participarem da etapa nacional do torneio.
Com tantos resultados positivos, o jovem já tem planos para o futuro: “Tenho sonho de viver do jiu-jitsu, embora as dificuldades sejam maiores por morar no interior. Para esse ano, pretendo conseguir patrocínio para poder competir mais e poder aprimorar minhas técnicas.”
Apesar da pouca idade, Moisés já é faixa azul e tem uma história com o esporte: “Comecei a treinar como forma de tratar uma depressão em 2017. De lá pra cá, já quis parar muitas vezes, mas insisti. Confiei no meu potencial, confiei na minha força e confiei na minha fé. Tenho problema cardíaco e nem essa complicação me impediu de chegar até aqui.”
Para finalizar, o atleta falou sobre a volta das aulas e deu uma dica para os colegas que pensam em começar no esporte: “Agora com a volta das aulas presenciais vai ser mais difícil, mas não vou desistir. É importante manter o foco nos estudos e ter responsabilidade com a escola. Disciplina é a palavra-chave para todo esse processo. Caráter e humildade são essenciais também. Sei que estou só no começo e se puder dar um conselho aos meus colegas é que sonhem alto e sonhem grande. Nós podemos ser o que quisermos.”
Moisés é filho do Coordenador de Gestão de Pessoas do Campus Dianópolis, Rodrigo Fagundes Gomes. Através do PQV, Rodrigo e o professor substituto de filosofia e professor de jiu-jitsu Rogério de Carvalho encabeçaram um projeto que levou treinos da modalidade para estudantes e servidores do Campus. Os três fazem parte da “Baldock Team”, com sede Dianópolis.