Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Escritórios de Projetos e de Negócios focam em inovações, empreendimentos e parcerias

Notícias

Escritórios de Projetos e de Negócios focam em inovações, empreendimentos e parcerias

IFTO na Agrotins

A partir da prospecção de projetos desenvolvidos na instituição, o objetivo é formalizar negócios que gerem renda para a sociedade e retornem em recursos para o IFTO
por Thâmara Filgueiras publicado: 19/05/2023 17h13 última modificação: 23/05/2023 18h50
Exibir carrossel de imagens Pesquisadores e extensionistas têm contato com empresários e produtores rurais

Pesquisadores e extensionistas têm contato com empresários e produtores rurais

Durante os cinco dias da Feira Agrotecnológica do Tocantins, a Agrotins 2023, que foi realizada de 16 a 20 de maio, um dos estandes institucionais do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) contou com a presença de servidores das pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação que realizaram ações com o objetivo de estudar as possibilidades de realização de novos projetos voltados para a negociação de produtos e serviços. Essa ação foi o foco dos Escritórios de Negócios e de Projetos.

Gislaine Sales, que está a frente do Escritório de Projetos, explicou que, durante a feira, foi possível ter um contato mais próximo com servidores do IFTO que realizam pesquisas e ações de extensão que podem ser projetos inovadores e empreendedores. Ela destacou que esse foi um importante momento de prospecção de projetos e de estreitar contato com as pessoas que estão a frente dessas ações para que possamos passar orientações de como proteger essas ideias e transformar o que eles desenvolvem em uma propriedade intelectual.

Josuan de Carvalho, que esteve a frente do Escritório de Negócios, contou que o objetivo, durante a Agrotins, foi iniciar a aproximação de pesquisadores e extensionistas com o mercado. "A ideia é que a gente recepcione produtores rurais, empresários e outros públicos interessados a fim de que sejam apresentadas demandas e necessidades reais do mercado para que nossos servidores e estudantes que desenvolvem serviços tecnológicos ou produtos específicos ofereçam alternativas mais certeiras e práticas para o mercado", explicou.

A ideia é que essa parte de negociação seja intermediada pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) no envolvimento desses diferentes públicos em projetos institucionais de pesquisa, extensão, ensino profissional e/ou de inovação a fim de que o conhecimento produzido em âmbito acadêmico retorne para a sociedade por meio do desenvolvimento de arranjos produtivos locais. 

Essa foi a primeira vez que os Escritórios de Projetos e de Negócios integraram as ações do estande do IFTO na Agrotins e foi considerada pelos responsáveis por essas iniciativas como muito positiva e que se estenderão para além do evento. O objetivo será o de dar continuidade com as orientações a pesquisadores e extensionistas para que seus produtos e serviços alcancem maturidade suficiente para serem inseridos no mercado.