Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Emoção marca primeira formatura da nova oferta do programa

Notícias

Emoção marca primeira formatura da nova oferta do programa

Mulheres Mil

por Thâmara Filgueiras publicado: 02/05/2024 19h27 última modificação: 07/05/2024 14h38

Na noite desta terça-feira, 30, as mulheres que fazem parte da turma de Recepcionista do  Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Palmas, chegaram todas juntas, como tem acontecido nesses  últimos quatro meses. Dessa vez, vieram acompanhadas de filhos e filhas, maridos e outros familiares e apresentavam expressões que iam de emoção à saudade. Elas aproveitaram a oportunidade para fazer algumas fotos com os parentes e de si mesmas em alguns espaços do campus.

Os sentimentos conflitantes que marcavam o rosto dessas mulheres tinham um motivo muito especial: era a despedida - pelo menos momentaneamente - das aulas no campus e o recebimento do certificado de conclusão do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Recepcionista, que elas fizeram por meio do Programa Mulheres Mil. 

Agora, com o certificado em mãos e mais conhecimento em suas bagagens, as mulheres acreditam em um futuro melhor, com mais oportunidades.Formatura-Mulheres-Mil-IFTO-4 Esse é o sentimento de Elnane Gomes Pereira, de 40 anos, que fez o curso inteiro acompanhada da filha mais nova e contou com a presença de suas duas filhas na formatura. Para ela, o curso de recepcionista é uma nova porta que se abre. "A cada ano, as coisas ficam mais globalizadas e a gente que não acompanha essas mudanças, fica para trás. Nesse curso, eu vi a oportunidade de eu me qualificar, capacitar e ter bagagem para me inserir novamente no mercado de trabalho", contou.

As formandas receberam das mãos de outras mulheres o certificado de concluintes. A diretora-geral da unidade, Noemi Zukowski, destacou o papel da instituição em oferecer oportunidades a quem mais precisa. "Além das nossas ofertas de cursos regulares, essas oportunidades como o o programa Mulheres Mil que fazem a gente ter sentido. Saber que, de alguma forma, nós podemos tocar a vida de uma filha, de uma mãe, de uma criancinha, que, com certeza, essas memórias afetivas vão ficar quando ela for grande", afirmou a diretora.

A coordenadora geral do programa no IFTO, Marilene Sepulvida, falou da sua experiência de vida e importância de abraçar todas as oportunidades que surgirem para melhorar as condições de vida. "Assim como vocês, eu também já estive em uma situação difícil, e foi por meio do estudo, da minha qualificação profissional, que eu cheguei onde estou hoje. E cada uma de vocês também pode chegar onde vocês desejarem. Agarrem todas as oportunidades como essa que surgirem no caminho de vocês", aconselhou Marilene.

As formandas prestaram homenagens aos professores e professoras e a toda a equipe do curso e também a elas mesmas, pelas trocas de aprendizados e de momentos em conjunto. E antes de retornarem para casa, elas desfrutaram de mais um momento no campus, durante um lanche que reuniu formandas, familiares e equipes de apoio do programa.