Notícias
Em última reunião ordinária do ano, dirigentes escolheres representantes para Consup
Codir
Os representantes do Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) reuniram-se para a última reunião ordinária do ano, que aconteceu na sede da Reitoria, nesta terça-feira, 12. Entre os informes gerais, esteve a informação de que os Jogos dos Institutos Federais - Etapa Norte serão realizados de maneira itinerante entre os Institutos Federais da região e o IFTO sediará a competição em 2025.
Também foi informado no Codir a retomada de obras prioritárias, como a a construção do ginásio poliesportivo do Campus Colinas do Tocantins, a ampliação do Campus Araguaína com a construção de um bloco de sala de aulas e a aquisição de ônibus para garantir o acesso dos estudantes ao Campus Paraíso do Tocantins. Outras obras importantes e que deverão ser iniciadas posteriormente são as construções de um auditório mais amplo para atender às demandas do Campus Palmas e de um refeitório no Campus Porto Nacional.
Essas construções e aquisições são estimadas em cerca de R$ 10 milhões e serão parcialmente apoiadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), mas o reitor Antonio da Luz Júnior reforçou a necessidade de buscar apoio junto a outros parceiros, como a bancada tocantinense na Câmara e no Senado.
Entre as pautas, foi apresentado que o Relatório de Pesquisa de Egressos passou por aprimoramentos na qualidade dos dados fornecidos, o que possibilitará um melhor acompanhamento da inserção dos estudantes formados na instituição no mundo do trabalho e como foi seu aproveitamento do curso - informações relevantes e que auxiliarão as equipes dos setores ligados ao ensino. A adesão do IFTO ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também foi apresentada aos dirigentes, com um percentual de 10% das vagas no primeiro momento, o que deve totalizar 178 vagas para os dois ingressos em 2024.
O diretor de Tecnologia de Informação, Kleyton Matos, apresentou a distribuição de novos computadores adquiridos e que deverão substituir equipamentos antigos nas unidades de Araguatins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Pedro Afonso. A substituição tem sido realizada a partir de um cronograma que contempla, prioritariamente, os laboratórios que possuem as máquinas mais obsoletas em diferentes unidades.
Na pauta também estiveram informações sobre os números da última Jornada de Iniciação Científica (Jice) e do Festival de Talentos Estudantis (IFestival), que mais uma vez conseguiram superar os números de edições anteriores, além da mudança de realização dos Fóruns de Pesquisadores e de Extensão, que acontecerão de maneira descentralizada no próximo ano.
O pró-reitor de Extensão, Milton Maciel, apresentou aos dirigentes o andamento de dois programas que ofertarão cursos para comunidades de diferentes municípios do Estado. O primeiro é o Mulheres Mil, que, inicialmente, atenderá 110 mulheres de três municípios com a oferta de três cursos, mas que deverá atender mais de mil mulheres ainda em 2024, em todas as cidades que o IFTO possui unidade. O outro possibilita a realização do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Aquicultura, em que a instituição atenderá mil profissionais que atuam no setor do pescado em diferentes municípios tocantinenses.
Por fim, os dirigentes escolheram os próximos representantes do Codir que integrarão o Conselho Superior (Consup). Os representantes estão divididos entre diretores-gerais e pró-reitores e diretores dos campi avançados. Os titulares que representarão o Codir no Consup são os diretores-gerais das unidades de Araguaína e Gurupi, Gilvan Moura e Milene Queta, respectivamente, e a pró-reitora de Administração, Juliana Queiroz, e a diretora da unidade de Pedro Afonso, Mírian Peixoto. Os suplentes são os diretores-gerais Cláudio Galvão (Araguatins) e Flávio Eliziário (Paraíso do Tocantins) e Márcia Adriana Ribeiro (pró-reitora de Assuntos Estudantis) e Jardel Barbosa (Lagoa da Confusão). Esses representantes irão compor o Consup no biênio 2024/2025.