Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressos do curso de Ciências Biológicas são aprovados em programas de mestrado

Egressos do curso de Ciências Biológicas são aprovados em programas de mestrado

Conquista

Contribuição do IFTO é citada como diferencial para aprovação
por publicado: 16/03/2022 15h51 última modificação: 19/10/2022 11h11

Além de oferecer formação em cursos técnicos e superiores, a unidade de Araguatins do IFTO oferece condições para que seus estudantes continuem a sua jornada acadêmica. Prova disso, são as constantes aprovações de egressos, dos cursos superiores, em diferentes programas de mestrado e doutorado pelo Brasil. Com foi o caso dos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: João Marco, Jair Cabral, Letícia Sales e Thaynara Guimarães. Eles foram aprovados durante o primeiro trimestre deste ano.

Um consenso, entre os egressos aprovados, é a importância do IFTO para o ingresso em um programa de mestrado. “O IFTO tem uma contribuição direta na minha jornada estudantil, uma vez que fui estudante o curso Técnico em Agropecuária oferecido pela instituição e posteriormente ingressei no curso de Ciências Biológicas. A instituição conta com excelentes professores. Por isso, durante esses anos tive a oportunidade de desenvolver uma boa formação acadêmica. Inclusive, é inegável o incentivo dos professores para continuidade dos estudos após a graduação”, declarou Thaynara Guimarães, aprovada no mestrado em Biotecnologia na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O incentivo e apoio dos docentes do IFTO, para continuidade na trajetória acadêmica, fez toda a diferença na aprovação da egressa Letícia Sales no mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação na UFT. Ela conta que o apoio do professor da unidade de Araguatins, Ilismar Mendes, durante sua inscrição na seleção do programa de mestrado, foi decisivo para a sua aprovação.
O egresso Jair Cabral acrescenta que a unidade de Araguatins é uma instituição muito requisitada, têm excelência na pesquisa, ensino e extensão. “Sou muito grato pelos conhecimentos adquiridos na instituição, os quais me proporcionaram o ingresso no mestrado”, destacou Jair, aprovado no programa de Ciências do Ambiente da UFT.

“A unidade de Araguatins trouxe para mim oportunidade que eu não sonhava, e isso por conhecer os profissionais do campus, que mesmo de forma não intencional acabam nos envolvendo em sonhos e conquistas, expandido nossas perspectivas e objetivos. Logo, sou grato e sempre serei a toda a estrutura que movimenta essa instituição tão importante, que contribuiu em minha vida, desde 2012, quando entrei para o curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio”, declarou o egresso João Marco, aprovado em programa de mestrado na: UFSM, UFGD em biodiversidade animal e entomologia e conservação da biodiversidade, respectivamente.

As conquistas dos egressos, como a aprovação em programa de mestrado, consolidam a importância da unidade de Araguatins do IFTO para a multiplicação de conhecimento científico e tecnológico.  O trabalho da instituição, nesse sentido, é descrito na fala do coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da unidade de Araguatins, Marco Aurélio Gomes. “O colegiado do curso de ciências biológicas está extremamente feliz com o resultado dos nossos acadêmicos aprovados recentemente em programas de pós-graduação stricto e lato sensu. Isso demonstra a sólida formação dos nossos acadêmicos ao longo do curso de graduação, em que são oportunizados a participarem de eventos regionais, nacionais, programa de residência pedagógica, PIBID, PIBIC, além de participarem de eventos nacionais e de terem seus trabalhos publicados. A graduação é uma das bases de formação e nossos acadêmicos estão saindo preparados para colher novos frutos, agora na pós-graduação”, enfatizou Marco.

Se você é nosso egresso e foi aprovado em algum programa de mestrado, neste ano, entre em contato conosco via e-mail: jornalismo.araguatins@ifto.edu.br