Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egresso realiza palestra sobre o Projeto Manhattan para turmas do ensino médio do Campus Palmas

Evento Acadêmico

A palestra é resultado de uma das pesquisas de mestrado de Matheus Damacena Pessoa
por publicado: 17/08/2023 16h53 última modificação: 17/08/2023 16h53
Egresso ministra palestra no IFTO/Campus Palmas

Nesta quarta-feira, 16, o pesquisador e egresso do IFTO/ Campus Palmas Matheus Damacena Pessoa ministrou uma palestra com a temática “Projeto Manhattan" para as turmas dos terceiros períodos dos cursos de Administração, Agrimensura, Controle Ambiental e Eventos. A palestra é fruto de uma das pesquisas de mestrado do egresso, intitulada “Projeto Manhattan e Seus Desdobramentos”.

O foco do pesquisador foi apontar a interdependência entre o Projeto Manhattan e a Segunda Guerra Mundial e demonstrar a maneira como a dinâmica de uma operação militar em larga escala pode moldar os rumos de um conflito global. “O objetivo é estabelecer um paralelo entre o nascimento da bomba (atômica) e os eventos ocorridos ao longo da Segunda Guerra Mundial, que não podem ser pensados de maneira separada um do outro”, explicou o Matheus.

O egresso salienta que tópicos relacionados à Segunda Guerra Mundial e suas ramificações são frequentemente cobrados em exames vestibulares e concursos, tornando a compreensão desse período histórico uma habilidade valiosa para os estudantes. O estudante do curso de Eventos, Isaac Maceno Oliveira, afirma ser apaixonado por história e sempre ter tido curiosidade sobre o assunto. “Entender sobre o projeto Manhattan me fez aprender mais sobre como a política atual do mundo é formada e porque ela existe dessa maneira”.

Por  Jaqueline Braga, estagiária sob supervisão do Setor de Jornalismo do IFTO Palmas