Notícias
Egressa do IFTO conquista melhor nota de Licenciatura em Computação da região Norte, no Enade
Resultado
Foi com surpresa que Mariela Alves Rodrigues, egressa do curso de Licenciatura em Computação da unidade de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), soube a sua nota na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicada em 2021 e cujo resultado foi divulgado em setembro deste ano. A licenciada alcançou 64,3 de pontuação, maior nota da região norte e terceira melhor do país.
A surpresa com a nota veio do nível de dificuldade do exame, explica Mariela. “Eu esperava tirar uma nota bem menor, pois me assustei com a prova. Eu acho que o grande diferencial, principalmente na parte discursiva, é não deixar jamais questões em branco, e também usei muito do raciocínio lógico básico aprendido no IFTO para responder algumas questões que eu nunca tinha visto ou, pelo menos, não visto daquela forma ou tipo de abordagem”.
Mariela atribui o excelente desempenho, apesar da prova difícil, à sua dedicação aos estudos e à experiência que possui, pois o curso de Licenciatura em Computação é sua segunda graduação; a primeira foi Odontologia, área onde atua há 20 anos. Ela também já possui duas especializações na área da computação: em Computação Forense e em Perícia Digital, feitas durante a formação no IFTO, ”o que deu uma abertura melhor na questão do raciocínio lógico”, complementou a egressa.
Para aqueles que forem fazer provas como a do Enade, Mariela ressalta que bons resultados podem ser alcançados com disciplina nos estudos e deixa um recado motivador e exalta o papel da educação na transformação de vidas. “As pessoas quando elas estudam, quando elas realmente querem, elas conseguem ir bem. É o estudo que faz com que a gente prospere na vida”, declarou.
Mesmo seguindo a profissão de odontóloga, a egressa tem planos para colocar em prática o conhecimento adquirido durante os anos de graduação no IFTO e atuar na área que desperta seu interesse desde a adolescência e a motivou a fazer a segunda graduação. Ela pretende atuar na área de segurança digital e para isso já tem um perfil no instagram, o @dicasdesegurancadigital, onde planeja dar pequenos cursos futuramente.
Os resultados podem ser acessados aqui.
Sobre o Enade
Realizado desde 2004, quando foi instituído pela Lei nº 10861/2004, o Enade objetiva avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas suas respectivas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Em 2022, entre os cursos avaliados pelo exame estão Administração e Pedagogia, ambos ofertados pela unidade de Porto Nacional.