Você está aqui: Página Inicial > Notícias > E-book traz relatos de experiência de servidor e estudante do IFTO que realizaram mobilidade internacional

Intercâmbio foi possível por meio de parcerias internacionais do IFTO
por Kelinne Guimarães publicado: 21/12/2023 12h27 última modificação: 21/12/2023 12h32

Em 15 anos de existência dos Institutos Federais, o processo de internacionalização tornou-se parte da natureza dessas instituições, como forma de atender às novas configurações do mundo do trabalho. Nesse sentido, o planejamento e execução de programas possibilitaram vivências internacionais a estudantes e servidores da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. Com a intenção de transformar essas experiências em memórias foi lançado o e-book: Vozes da Internacionalização: Narrativas de estudantes e servidores (as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No e-book estão presentes Relatos de Experiência de professor e pesquisador, Carlos Eduardo Panosso, e do estudante Wellington de Oliveira Veloso do  IFTO, que já tiveram experiência em mobilidade internacional através das parcerias internacionais que o IFTO possui.

O professor Carlos Eduardo Panosso foi visitante de Geopolítica no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal. Ele conta que durante o intercâmbio, os estudantes portugueses mostram-se bastante interessados pelo relato de sua experiência de campo, o que gerou nele a certeza que é possível levar a outros países a interdisciplinaridade, cultura e forma de pensar do Brasil.

“Desde o retorno aos trabalhos no IFTO (principalmente no Curso Superior Tecnológico de Gestão Pública, através do ensino das disciplinas Sociologia Política e Estado Política e Governo, bem como pesquisa e orientação de alunos), venho buscando espaços para fazer a aproximação dos temas estudados no mestrado e no doutorado (tais perspectivas diferentes) com os seus usos e novas formas pensar a Política e as Políticas Públicas”, descreveu o professor, em seu relato do e-book.

Já o estudante do IFTO, Wellington de Oliveira Veloso, fez os cursos de English Composition e Mathematics for Teachers, no Canadá, por meio do intercâmbio. Ele afirma que sua experiência proporcionou bastante aprendizagem na área de escrita acadêmica em inglês e do ensino da matemática no Canadá.

“A vivência no Canadá também me ensinou a importância da independência e da autossuficiência. Morar longe de casa, em um ambiente totalmente novo, exigiu que eu tomasse decisões, gerenciasse meu tempo e fosse responsável por minha própria vida. Essa experiência de autodescoberta fortaleceu a confiança em minhas habilidades e me preparou para os desafios futuros”, disse Wellington, em um dos trechos do e-book, o qual também incentiva outros jovens a viverem a experiência de mobilidade internacional. “Encorajo todos os jovens a buscarem oportunidades de internacionalização, pois elas têm o poder de transformar vidas e enriquecer a sociedade como um todo. Minha jornada no Canadá é prova viva de como uma “curta” experiência pode impactar toda sua vida”, declarou o estudante.

O e-book pode ser acessado na íntegra aqui.