Notícias
DPI finaliza projetos para construção de auditórios em unidades do IFTO
Obras
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Diretoria de Projetos de Políticas Institucionais (DPI), vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), finalizou projetos para novas licitações acerca da construção de auditórios nos campi Araguatins e Porto Nacional.
De acordo com o diretor da DPI, Antônio Carlos Camarotto, no caso da obra em Araguatins, uma nova licitação foi aberta para a obra que estava paralisada, em razão de desistência da empresa contratada. A equipe da diretoria fez o levantamento dos serviços a serem executados e elaborou um novo projeto básico para a obra. O novo auditório conta com capacidade para 240 lugares, incluindo lugares para pessoas com necessidades especiais, palco, camarins, banheiros e iluminação apropriada.
Assim também está prevista a construção de semelhante obra no Campus Porto Nacional. "Esta obra está em fase de conclusão do projeto básico, pois tem alguns detalhes que o campus pediu para incluir, no caso uma passarela de interligação entre o auditório e o bloco administrativo da unidade", explicou Camarotto.
Padrão de energia
Um outro projeto foi elaborado pela DPI para verificar a entrada de energia no Campus Avançado Lagoa da Confusão. De acordo com a diretoria, o projeto foi enviado à concessionária de energia para avaliação e aprovação. O projeto consiste em levantar todas as cargas elétricas que possam ser instaladas na unidade e dimensionar um transformador de energia que atenda as necessidades encontradas. "Após o término do projeto, é feita uma consulta a concessionária para saber se a rede que está instalada no local tem capacidade de atender nossa necessidade. Se não tiver essa capacidade, procuramos averiguar qual será o custo para melhorar a rede", enfatizou Camarotto.
O diretor explica que as etapas para instação do padrão de energia na unidade consistem em fazer a consulta, apresentar o projeto do padrão de energia à concessecionária e, caso seja aprovado, a DPI libera o projeto ao campus para início de procedimento licitatório.
A DPI
Nestas e em outras obras a serem realizadas, a Diretoria de Projetos de Políticas Institucionais (DPI) é responsável pela elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares (hidro-sanitários, elétrico, telefônia e rede de dados, estrutural, cobertura e implantação) através da Coordenação de Infraestrutura.
Após a conclusão do projeto básico de uma obra, este é encaminhado para o seu demandante, que pode ser a Reitoria, os campi ou ainda uma pró-reitoria. O demandante elege uma comissão para gerenciar o processo de licitação da obra ou serviço. A DPI indica um técnico engenheiro ou arquiteto para acompanhar o processo de licitação, auxiliar a comissão e fiscalizar a obra, após a conclusão da licitação.