Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversas ações marcam o Dia Internacional da Mulher no IFTO

Diversas ações marcam o Dia Internacional da Mulher no IFTO

8 de março

por Thâmara Filgueiras publicado: 08/03/2024 09h45 última modificação: 08/03/2024 10h52

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março, é um marco instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o reconhecimento e fortalecimento das lutas das mulheres. No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), diferentes atividades serão realizadas com o intuito de lembrar os desafios que ainda precisam ser superados e homenagear as mulheres pelas conquistas até aqui.

Na unidade do IFTO de Araguatins, o grupo de estudo Articulação de Mulheres pela Agroecologia (AMA) realizara uma atividade direcionada às mulheres que são atendidas pelo Programa Mulheres Mil, por meio do curso de formação inicial e continuada em Assistente Administrativo. A ação, que acontece nesta quinta-feira, 7, conta com roda de conversa, estações de beleza para maquiagem, fotografias, além de momentos de integração e descontração, como lanche, bingo e entrega de brindes.

No IFTO de Porto Nacional, a data contará com diferentes momentos dedicados à reflexão de questões sociais relacionadas às mulheres. Nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, as políticas públicas para as mulheres são o foco de uma conversa que acontece no auditório da unidade. O foco são as ações do Programa Mulheres Mil. A programação alusiva ao Dia da Mulher segue até dia 12 de março, com  palestras sobre feminicídio no estado do Tocantins  e roda de conversa com mulheres, que já estiveram em situações de violência física, verbal e simbólica.

Na sexta-feira, 8, dois momentos importantes compõem a programação do 8M: exposição de casos de feminicídio ocorridos no município e a conscientização da importância de abordar o tema serão abordados a partir das 8 horas e, a partir das 19 horas, uma roda de conversa reúne mulheres que atuam em diferentes segmentos empresariais para partilhar suas vivências de superação. As duas atividades acontecem no auditório da unidade.

As unidades de Araguaína, Gurupi e Pedro Afonso realizarão, no próprio dia 8, momentos de integração. Em Araguaína, as servidoras serão recebidas com um café da manhã. Em Gurupi, a recepção será com um café da tarde, que acontece a partir das 14 horas. Já em Pedro Afonso, um lanche para as servidoras marcará a data.