Notícias
Dia Nacional da Lei de Libras: Campus Palmas reforça ações de acessibilidade
No dia 24 de abril é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), marco da promulgação da Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão no país. A data destaca a importância de garantir a acessibilidade linguística das pessoas surdas e promover sua inclusão em todos os setores da sociedade.
No Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), diversas ações têm sido implementadas ao longo dos anos para consolidar essa política de inclusão. Um dos principais instrumentos de apoio é o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), que atua diretamente no suporte aos estudantes surdos, tanto em atividades acadêmicas quanto no acolhimento cotidiano.
Atendimento individualizado e acolhimento
Um dos beneficiados pelo serviço é o estudante Vitor Ferreira, do curso de Zootecnia. Ele relata que o apoio do núcleo tem sido essencial para sua trajetória acadêmica: "Todos sabem que o curso de zootecnia é em tempo integral, então passo a maior parte do tempo no IFTO. O NAPNE se tornou minha segunda casa. Aqui, recebo o apoio dos intérpretes de libras nas minhas atividades diárias do curso, como tradução e interpretação em aulas, seminários e eventos, tanto internos quanto externos. Quando preciso me comunicar com os professores, sempre conto com o apoio na interpretação. Além disso, aqui posso interagir com outros alunos surdos dos cursos de graduação. Ter a equipe do NAPNE nessa trajetória da minha vida é de grande importância.”, destaca o estudante.
Equipe de intérpretes
Atualmente, seis estudantes surdos estão matriculados na unidade e recebem apoio contínuo de uma equipe formada por oito intérpretes de Libras, responsáveis por acompanhar os estudantes em aulas, eventos, seminários e demais atividades institucionais. Desde que o NAPNE foi criado, nove outros alunos surdos já foram atendidos pelo núcleo.
Além disso, o campus investe na formação de novos comunicadores em Libras. Por meio do Centro de Idiomas, já foram ofertadas turmas do curso de Libras para a comunidade interna e externa. Das 72 pessoas inscritas, 22 concluíram a capacitação, ampliando a rede de inclusão por meio da comunicação.
A professora de Libras e integrante do Núcleo de Capacitação Docente do Campus Palmas, Alini Alves, reforça o papel da Libras na garantia do direito à educação para todos: “A Libras é identidade, cultura e pertencimento. É por meio dela que pessoas surdas acessam o conhecimento, constroem relações e afirmam sua existência com dignidade.”, afirma a coordenadora.
(Por Jaqueline Braga, estagiária sob supervisão do Setor de Jornalismo do Campus Palmas do IFTO)