Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curta-metragem de estudantes do Campus Porto Nacional recebe menção honrosa no II Festival Curta Palmas

Notícias

Curta-metragem de estudantes do Campus Porto Nacional recebe menção honrosa no II Festival Curta Palmas

Audiovisual

Premiação foi realizada na quarta-feira, 31, no Espaço Cultural, em Palmas
por Greiciane Souza publicado: 02/06/2023 15h49 última modificação: 05/06/2023 10h30

Na noite da última quarta-feira, 31, aconteceu a cerimônia de premiação do II Festival Curta Palmas, no Espaço Cultural da capital. Das 16 obras inscritas, 11 foram selecionadas para concorrer aos prêmios de melhor direção pelo Júri da Crítica e melhor filme pelo Júri Popular. Entre os concorrentes estavam trabalhos de diretores experientes e renomados na cena do audiovisual  tocantinense e também o curta-metragem 'Caça-Almas', feito por estudantes do ensino técnico integrado ao médio do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

A seleção para um festival de alcance estadual já poderia ser considerada uma grande conquista para um projeto criado pelos jovens estudantes, filmado nas férias escolares e financiado com recursos do Bolsa Cultura do IFTO. Mas 'Caça-Almas' foi além e recebeu menção honrosa do Júri Técnico do evento, um reconhecimento que surpreendeu o roteirista, produtor e diretor do curta, Huddson Almeida.  “Eu não estava esperando a menção honrosa, confesso que eu estava um pouco pessimista porque tinha trabalhos muito bons na competição e foi ótimo participar disso tudo. O pessoal do Curta Palmas foi extremamente acolhedor, e estar lá na frente discursando foi realmente inesperado”, revelou Almeida. 

Por ter sido selecionado pelos jurados do Festival, 'Caça-Almas' está publicado no canal do evento no Youtube e também foi exibido ao público na Pracinha da Cultura, equipamento da Fundação Cultural de Palmas localizado no Setor Morada do Sol II, em Palmas. A repercussão do trabalho faz Huddson refletir sobre o processo de criação e o conhecimento adquirido. “São incontáveis aprendizados, de verdade, há uma tonelada de coisas que eu aprendi com isso tudo. Não só de compreensão dos processos do audiovisual, mas também, se me permite ser piegas, compreensão de ser um pouco mais humano, de se construir. Conversar com os atores, tentar dar a eles a minha perspectiva sobre o projeto e escutá-los quando tivessem uma ideia era um exercício criativo conjunto e tanto. Não há nada mais humano do que se conectar com o outro”, afirmou.

O ingresso na área do audiovisual começou há dois anos, ainda durante a pandemia da covid-19, quando um grupo de estudantes procurou a professora de Artes Niccolly Zifirino. Também por meio do edital do Bolsa Cultura, foi produzido o curta Mocumentário, em 2021. O incentivo à produção artística no IFTO reforça o compromisso institucional em proporcionar aos estudantes uma formação humanística e crítica, não se limitando aos conhecimentos técnicos. De acordo com a professora, as diferentes áreas de atuação do corpo docente da instituição possibilitam ao estudante “um leque de opções e vejam comportamentos e formas diferentes de agir e pensar sobre determinados assuntos. Por esse motivo, os estudantes têm liberdade para criar". 

A docente ainda ressalta a importância das artes no ambiente do aprendizado, considerando o contexto de mundo midiático e tecnológico atual, e afirma que a “arte faz parte da vida das pessoas. Elas consomem diretamente produtos artísticos e dado o comportamento social, que é influenciado pelas mídias tecnológicas, os nossos olhares são voltados para o audiovisual, e a tendência é como fazer esse espectador conseguir prender mais atenção em determinada coisa ou lugar. Então, os meninos trabalham a  inserção de todas as disciplinas que eles aprendem dentro da sala de aula, as disciplinas que são ditas tradicionais, e acabam usando os meios tecnológicos para promover as mídias, que é o meio no qual vivem, compartilham… Acabam tendo um mundo virtual dentro do próprio mundo real”, explica Niccolly. 

Para o jovem estudante e diretor de cinema, a experiência com o audiovisual que começou temerosa, quando “não sabia nem se íamos conseguir terminar o projeto a tempo” valeu todo o esforço da equipe. Huddson destaca, ainda, os agradecimentos a toda equipe de 'Caça-Almas', à professora Niccolly, aos familiares e amigos, às pessoas que torceram pelo trabalho  e ao IFTO.

Sinopse Caça-Almas

Quando um grupo de caçadores de fantasma são contratados para eliminar perturbações do além em uma escola, um dos integrantes do grupo acaba sendo possuído e o problema se torna ainda maior... Assista Caça-Almas AQUI.

Ficha técnica Caça-Almas

Huddson Gabriel de Almeida (direção e roteiro)

Valeska Araújo Porto (fotografia e som)

Jad Gabriela dos Santos (maquiagem e som)

Leilo José de Almeida Júnior (técnico)

Niccolly Evannys Zifirino Lima (produção executiva)

Elenco

Guilherme da Silva Santos

Juliana Inácio Farias

Juliano C. Oliveira

Victor Matos

Vitorya A. Teles Mesquita

Maria Paula Ferreira Oliveira

Amanda Kelly Batista dos Santos

II Festival Curta Palmas

Além de ‘Caça-Almas’,  o curta-metragem  ‘Na Lata’ também recebeu menção honrosa na premiação. Já o vencedor das duas categorias do Festival foi   ‘Te Aitua – a Retomada da Essência’, do diretor Thiago Omena e co-direção de Bel Gama e Kaká Nogueira.