Notícias
Curso de Zootecnia do Campus Palmas realiza Aula Inaugural em parceria com a PM/TO
Palestra: Emprego de cães na atividade policial
![Estudantes participam de parte prática do treinamento dos cães policiais
Foto: Ademir do Anjos/ PM-TO](https://portal.ifto.edu.br/noticias/curso-de-zootecnia-do-campus-palmas-realiza-aula-inaugural-em-parceria-com-a-policia-militar-do-tocantins/img-20220503-wa0007.jpg/@@images/081f3cd9-638b-4d35-a588-3633289780a9.jpeg)
Estudantes participam de parte prática do treinamento dos cães policiais Foto: Ademir do Anjos/ PM-TO
A Aula Inaugural do curso de Zootecnia, ofertado pelo Campus Palmas/IFTO, foi realizada nesta segunda-feira, 2, e contou com a parceria da Polícia Militar do Estado do Tocantins - PM/TO. A aula foi realizada no Quartel do Comando Geral da PM/TO e participaram os estudantes ingressantes no curso e também os veteranos do terceiro período. Também prestigiaram o momento diversos professores, além da diretora-geral do Campus Palmas, Noemi Zukowski.
O tema central da aula, ministrada pelo Capitão Átila Azevedo, comandante do Grupo de Operações com Cães (GOC), foi o emprego de cães na atividade policial. Na ocasião, o comandante explicou aos estudantes sobre a atuação do Grupamento, dividida em três momentos: Guarda e Proteção, Detecção de Substâncias (entorpecentes, explosivos, armas e munições), e Patrulha, quando os cães auxiliam na abordagem a suspeitos e no controle de distúrbios civis. Ao final da parte teórica do encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco de como os policiais e os cães atuam na prática, por meio de uma exibição preparada para o momento, que ocorreu na parte externa do QCG.
Para o coordenador do curso, professor Clauber Rosanova, o momento foi de muito aprendizado e uma oportunidade para os estudantes verem a amplitude de áreas que o curso atende. “O meu objetivo é aproximar os alunos desse trabalho do agronegócio, dos animais de estimação, do serviço de adestramento que a própria Polícia Militar do Tocantins faz”, pontou o professor Clauber.
A estudante do primeiro período, Natalia Lança, destaca que “a aula inaugural foi muito importante para nós, além de ter a oportunidade de conhecer as turmas do 1° e 3° período o professor Clauber abriu leques para nós, que não temos que ficar presos aos animais de porte grande. Além de tudo, o mercado de pets cresce cada dia mais.”
Tradução em Libras
Os estudante surdos presentes puderam contar com a tradução simultânea em libras, feita por meio de intérprete.
Autor: Ana Luísa Duarte ( estagiária, sob supervisão do setor de Jornalismo IFTO/Palmas)
(Com informações da PM/TO: www.to.gov.br)