Notícias
Curso de Licenciatura em Computação promove evento sobre desafios da carreira docente
Secomp
Com informações de Rogério Pereira
Programação reuniu palestras, podcast, roda de conversa, mostra de vídeos, minicursos e gamer
Com o tema: "Ação x reflexão, interfaces para uma educação transformadora”, foi realizada no período de 19 a 21 de outubro, a Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Computação. O evento discutiu os desafios da carreira docente frente ao momento pandêmico, além de abordar de maneira transversal o incentivo à formação docente. Além disso, foi tema de debates a importância do Pensador Paulo Freire no cenário da educação, neste ano que se comemora seu centenário.
A Secomp teve uma programação diversificada, pautada no atendimento a sua temática central e abordando também, temas como: Setembro Amarelo, Dia Nacional do Deficiente Auditivo e Outubro Rosa. Palestras, podcast, roda de conversa, mostra de vídeos, minicursos e gamer foram as atividades disponibilizadas aos participantes do evento, que teve um formato on-line.
Durante a abertura do evento, no dia 19, os membros da mesa de honra destacaram a importância dos eventos para os cursos, para as comunidades interna e externa bem como a relevância de identidade e protagonismo que os eventos trazem aos discentes.
Seguindo a programação, os acadêmicos Levy Gustavo Leite Santana, Marcus Vinícius Souza Batista e Julianne Pereira de Amorim fizeram a apresentação da Mostra Científica e Cultural: homenagem ao centenário de Paulo Freire – Patrono da Educação, no formato de mostra de vídeos elaborados por discentes dos cursos de: Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação. Após a exibição dos vídeos, a professora Me. Lucinalva Ferreira mediou a palestra intitulada: "A construção de uma práxis dialógica e libertadora", ministrada pelo então professor titular da UFSM Dr. Celso Ilgo Henz.
Como última atração da noite, o professor José Mendes de Menezes Júnior apresentou o Podcast do Egresso, com o tema, "Histórias Inspiradoras de Egressos do Curso de Licenciatura em Computação do IFTO- campus Araguatins, que além de sua própria história inspiradora oportunizou aos professores(as) Adeilson Cardoso, Rayllon Rodrigues, Lourenço Cavalcante, Darcio Sampaio, Vitos Vilas Boas, Claudiany de Sousa e Sábia de Oliveira a contarem suas trajetórias pós curso.
O segundo dia de evento, 20 de outubro das 14 às 17h, aconteceram os minicursos ofertados por discentes do curso técnico, egressos e licenciandos em computação. Foram eles: Google Sites - criando seu ambiente de ensino-aprendizagem; Introdução a Redes de Computadores; Edição de Vídeos para Youtube; Como fazer um bom estágio supervisionado; Revisão Bibliográfica Sistemática; Doker e Kubernetes : Criando um Cluster Local para Testes e Estudos; HELLO web Developer; Introdução à Dedução Natural; Manipulação de Imagens e Flyers Social Media - Adobe Photoshop.
No terceiro e último dia da Secomp, 21/10, foi realizado o segundo momento Mostra Científica e Cultural: "Homenagem ao Centenário de Paulo Freire – Patrono da Educação" e a roda de conversa: "Neurociência e inclusão na formação de professores", com a participação do professor Me: Frankinaldo Lima Diretor da startup Educação Inclusiva na Prática e Edna Teles orientadora educacional no Centro de Ensino Médio de Gurupi-TO. Logo após, teve início a Secomp Gamer, campeonato de games eletrônicos com a participação da comunidade interna e externa. Essa atração, em particular, teve como principal objetivo promover a integração entre cursos de maneira divertida e didática. Nela, os discentes disputaram dois jogos on-line com transmissão ao vivo pelo youtube. Free Fire contou com narração de Marcus Vinícius Souza Batista e comentários de Werisson Ferreira Macedo. A modalidade League of Legends(lol) teve narração de Levy Gustavo Leite e comentários de Lucas Erbert Sales de Souza, ao final os vencedores foram premiados conforme descrição abaixo.
Modalidade: Free Fire
Premiação
1° Colocado: 1550 diamantes;
2° Colocado: 610 diamantes;
3° Colocado: 285 diamantes
Modalidade: League of Legends
PREMIAÇÃO: 650RP para cada membro da equipe campeã.
Para a comissão organizadora, a Secomp foi uma oportunidade de compartilhar vivências, conhecimentos e experiências. O coordenador do evento, professor Rogério Pereira, destaca que o empenho de todos os membros da comissão e dos estudantes foi fundamental para que o evento alcançasse seus objetivos.