Notícias
Curso de Farmácia do IFTO realiza aula inaugural com palestra de diretor do Instituto Butantan
Momento histórico
A sensação de viver o novo e as expectativas voltadas para construção de uma jornada promissora, esses sentimentos foram vivenciados por estudantes calouros e por toda a comunidade da unidade do Campus Araguaína do IFTO, durante a Aula Inaugural do primeiro curso de graduação em Farmácia gratuito, do estado do Tocantins, ofertado pelo Campus Araguaína.
A solenidade ocorreu no dia 4 de fevereiro, no auditório do Sebrae de Araguaína, que ficou lotado com um público formado pelos estudantes do curso de Farmácia, servidores do IFTO, representantes do: Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional e Federal de Farmácia, Hospital de Doenças Tropicais, Universidade Federal do Norte do Tocantins e comunidade em geral.
O início da Aula Inaugural foi marcado pelo pronunciamentos do diretor-geral do Campus Araguaína, Gilvan Vieira Moura, da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO, Paula Karini Amorim e da coordenadora do curso de Farmácia, Sabrina Guimarães Paiva, os quais destacaram a importância do curso de Farmácia para o desenvolvimento regional.
Na sequência, foi realizada a palestra: ”A importância do Farmacêutico no desenvolvimento de vacinas e medicamentos” ministrada pelo diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, Gustavo Mendes, que ganhou destaque nacional por atuar ativamente no processo de aprovação de vacinas, durante a pandemia do Coronavírus.
"A palestra foi um momento inspirador para todos os estudantes, que estão começando sua jornada no 1º curso público e gratuito de farmácia do estado do Tocantins, e para nós profissionais que estamos no processo de ensino, mas continuamos aprendizes", declarou a coordenadora do curso de Farmácia, Sabrina Guimarães Paiva.
O estudante de Farmácia, Riquelme Galdino Pereira, também considerou a palestra um diferencial na Aula Inaugural. ‘’Participar do curso de Farmácia no IFTO tem sido uma experiência incrível, especialmente por ser o primeiro da região norte do Brasil. A palestra foi um dos pontos altos para mim. Ouvir sobre a produção de vacinas e o impacto disso na saúde pública me inspirou ainda mais. Aprendi não apenas sobre a teoria, mas também sobre a importância do nosso papel como futuros profissionais de saúde. Estou animado para aplicar esse conhecimento na prática e contribuir para a comunidade’’, afirmou com entusiasmo o estudante.