Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Farmácia do IFTO realiza aula inaugural com palestra de diretor do Instituto Butantan

Notícias

Curso de Farmácia do IFTO realiza aula inaugural com palestra de diretor do Instituto Butantan

Momento histórico

Momento marcou o início das atividades letivas
por Kelinne Guimarães publicado: 10/02/2025 20h12 última modificação: 10/02/2025 20h28

A sensação de viver o novo e as expectativas voltadas para construção de uma jornada promissora, esses sentimentos foram vivenciados por estudantes calouros e por toda a comunidade da unidade do Campus Araguaína do IFTO, durante a Aula Inaugural do primeiro curso de graduação em Farmácia gratuito, do estado do Tocantins, ofertado pelo Campus Araguaína.

A solenidade ocorreu no dia 4 de fevereiro, no auditório do Sebrae de Araguaína, que ficou lotado com um público formado pelos estudantes do curso de Farmácia, servidores do IFTO, representantes do: Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional e Federal de Farmácia, Hospital de Doenças Tropicais, Universidade Federal do Norte do Tocantins e comunidade em geral. 

O início da Aula Inaugural foi marcado pelo pronunciamentos do diretor-geral do Campus Araguaína, Gilvan Vieira Moura, da  Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO, Paula Karini Amorim e da coordenadora do curso de Farmácia, Sabrina Guimarães Paiva, os quais destacaram a importância do curso de Farmácia para o desenvolvimento regional. 

Na sequência, foi realizada a palestra: ”A importância do Farmacêutico no desenvolvimento de vacinas e medicamentos” ministrada pelo diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, Gustavo Mendes, que ganhou destaque nacional por atuar ativamente no processo de aprovação de vacinas, durante a pandemia do Coronavírus. 

"A palestra foi um momento inspirador para todos os estudantes, que estão começando sua jornada no 1º curso público e gratuito de farmácia do estado do Tocantins, e para nós profissionais que estamos no processo de ensino, mas continuamos aprendizes", declarou a coordenadora do curso de Farmácia, Sabrina Guimarães Paiva.

O estudante de Farmácia, Riquelme Galdino Pereira, também considerou a palestra um diferencial na Aula Inaugural. ‘’Participar do curso de Farmácia no IFTO tem sido uma experiência incrível, especialmente por ser o primeiro da região norte do Brasil. A palestra foi um dos pontos altos para mim. Ouvir sobre a produção de vacinas e o impacto disso na saúde pública me inspirou ainda mais. Aprendi não apenas sobre a teoria, mas também sobre a importância do nosso papel como futuros profissionais de saúde. Estou animado para aplicar esse conhecimento na prática e contribuir para a comunidade’’, afirmou com entusiasmo o estudante.