Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cotepe/Campus Palmas desenvolve projetos de acompanhamento ao estudantes e combate à evasão

Notícias

Cotepe/Campus Palmas desenvolve projetos de acompanhamento ao estudantes e combate à evasão

Projetos Pedagógicos

Ações abordam rotina escolar, organização e planejamento
por Eliane Vieira publicado: 11/03/2022 14h49 última modificação: 19/10/2022 11h11
Exibir carrossel de imagens Ações e projetos estão disponíveis ao público

Ações e projetos estão disponíveis ao público

Por meio de diversos projetos pedagógicos, a Coordenação Técnico-Pedagógica (Cotepe) do Campus Palmas/IFTO tem desenvolvido ações voltadas ao acompanhamento dos estudantes da unidade e também ao combate à evasão escolar. Os projetos foram iniciados desde a implementação do ensino remoto, em 2020, devido a Pandemia de Covid-19. 

A orientadora educacional da unidade, Jacqueline Pilger, explica que a intenção dos projetos é auxiliar no desenvolvimento pleno do estudante. “No período de ensino remoto, mesmo que longe fisicamente, mostramos empatia, valorizamos e motivamos os estudantes a prosseguir nos estudos, apesar de todas as adversidades”, ressalta a orientadora, que lembra que "o foco é contribuir com os processos de ensino e aprendizagem, por meio dos saberes: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”.

Nessa perspectiva, em 2020, a equipe de orientação educacional produziu uma gama de vídeos orientativos sobre a rotina escolar no período remoto, abordando o planejamento, dicas e estratégias de estudo. “Além da produção de vídeos trabalhamos com o atendimento individual com os estudantes e responsáveis, através de reuniões no Google Meet e no WhatsApp”, ressalta a orientadora. 

Projetos 

Em 2021, a Cotepe deu início a dois projetos: Equipe Multiprofissional em Ação e o Projeto Família e Escola. O projeto Equipe Multiprofissional em Ação realizou palestras (lives), diálogos e rodas de conversa virtuais com os estudantes do Ensino Médio Integrado  (EMI) e teve como objetivo trabalhar temas relevantes do mundo contemporâneo, com destaque para as habilidades necessárias para viver e educação para a cidadania, direitos, deveres e responsabilidades sociais. Já o Projeto Família e Escola propôs uma maior aproximação e fortalecimento da relação entre a família e a escola, por meio de palestras, rodas de conversa e atendimento individuais, abordando temáticas relevantes sobre os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.

2022

Já neste ano de 2022, a Cotepe está desenvolvendo quatro projetos, sendo eles: Projeto de Acompanhamento Pedagógico dos Estudantes Retidos nos Cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Proeja; Projeto Aprender a Estudar; Projeto de Prevenção ao Abandono Escolar e Projeto de Ensino, estudante Engajado, Acolhido e Conectado. 

Entre os objetivos dos projetos estão, respectivamente: o acompanhamento/orientação dos estudantes reprovados ao longo do ano letivo; a apresentação de dicas, técnicas de estudo, planejamento e cronograma escolar, por meio de  material gravado, imagens, textos e podcast; o desenvolvimento de ações preventivas no combate à evasão escolar e a apresentação de apoio, informações e orientações aos pais ou responsáveis e aos estudantes.

Resultados 

Ao falar dos resultados já alcançados pelos projetos, Jaqueline destaca que os mesmos têm se mostrado efetivos. “Posso destacar, por exemplo, o caso de um dos nossos estudantes que estava tendo dificuldades de adaptação com o ensino remoto e ficou um tempo sem acompanhar as aulas. A equipe de orientação Educacional foi acionada e realizaram todo um trabalho de acompanhamento e orientação escolar individual com o estudante. Ele conseguiu dar andamento ao ano letivo, passou de ano, e no ano seguinte passou em dois concursos públicos”, ressalta a orientadora. 

Quem também participou de um dos projetos e fala dos resultados é o estudante Jorge Kalil, do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao curso técnico de Agrimensura. “Quando iniciamos o período remoto, nossa forma de estudar precisou ser alterada de maneira drástica. Nós estudantes entramos desnorteados em um contexto totalmente novo para todos. Algumas coordenações do campus foram primordiais para que a gente conseguisse prosseguir de maneira mais saudável nessa adversidade que estávamos (e estamos) enfrentando. Destaco a Cotepe, que foi um pilar para todos nós estudantes”, relata o estudante. 

As ações e projetos da Cotepe podem ser conferidos com mais detalhes pelo site: https://sites.google.com/ifto.edu.br/cotepepalmas/cotepe

(Colaborou Ana Luísa Duarte  - estagiária, sob supervisão do setor de Jornalismo IFTO/Palmas)