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Coordenadores da EJA/EPT discutem ações executadas no IFTO

Educação de Jovens e Adultos

Evento teve mesa-redonda, palestras e planejamento de formaturas em sua programação
por Kelinne Guimarães publicado: 09/10/2023 10h08 última modificação: 09/10/2023 10h08

Nos dias 03 e 04 de outubro representantes do programa Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (EJA-EPT), das unidades do IFTO, participaram de uma reunião técnica realizada no auditório da Reitoria, que teve como tema: “Caminhos trilhados para implementação do Programa de EJA Integrada à Educação Profissional (EJA-EPT) no IFTO”.

No dia 03, terça-feira, ocorreu a mesa-redonda “Gestão do Trabalho Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional no IFTO”, no período da manhã. Já no turno da tarde, foi promovido um relato de experiências sobre os cursos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos Integrados à Educação Profissional – EJA/EPT, o momento contou com a participação de coordenadores adjuntos dos 11 cursos executados em parceria com a Secretaria de Educação do estado do Tocantins. À noite, os participantes da reunião assistiram à palestra: “A EJA no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: formação de formadores que transformam” ministrada pelo professor Carlos Câmara, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). A palestra fez parte do 2º Encontro de Licenciaturas do IFTO.

Já no dia 04, quarta-feira, a programação teve início com a palestra: “Desafios e Perspectivas da EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT)”, também, ministrada pelo professor Carlos Câmara e em seguida foram apresentadas orientações para o Planejamento das formatura.

Durante o evento, o professor Carlos Câmara pontuou em sua fala que a EJA/EPT é um ativo importante para as redes de educação, principalmente, para os Institutos Federais, que segundo ele, tem uma população necessitada de uma formação profissional e que em algum momento ficou fora da educação formal. “O nosso objetivo no evento é fazer uma roda de conversa, trocar ideias, trazer nossas experiências, ouvir novas experiências, pois a partir dessa troca, a gente tem indicadores razoáveis para nossa rede, que é de extrema qualidade na educação brasileira, e também o processo de inclusão desse educando na nossa educação profissional, então o EJA integrado à EPT, nada mais é que um compromisso de revisitar nosso papel social com a educação brasileira”, disse o professor.

Para a coordenadora EJA/EPT, da unidade de Gurupi do IFTO, Vanessa Mendes, a reunião provocou reflexões sobre a necessidade de acolhimento aos estudantes. “Nossa reunião técnica enfatizou a importância de realizarmos uma avaliação constante de como estamos tratando os nossos alunos da EJA, pois eles precisam de um cuidado diferenciado, são alunos que estão reiniciando os estudos, que por algum motivo no passado, não conseguiram concluir o ensino médio, ou seja, é um publico que necessita de um carinho diferenciado, de uma busca constante, acolhimento, um acompanhamento individualizado, o que permitirá ajustes e melhorias com base nas vivências com os nossos alunos da EJA e coordenadores de cada campus do IFTO”, explicou Vanessa.

Alinhada aos pontos apresentados por Vanessa, a coordenadora do EJA-EPT, da unidade de Porto Nacional, Shirlei Viana, aponta que na reunião técnica possibilitou a visualização de estratégias para captação de estudantes com para a permanência e êxito.

A coordenadora geral do programa EJA/EPT no IFTO, Poliana Martins, avaliou positivamente a reunião, ela defende que no decorrer do evento, foi possível discutir as dificuldades e avanços das ações promovidas pelo programa no âmbito do IFTO, a partir das experiências de cada coordenador da EJA-EPT nas unidades do IFTO.

A reunião técnica teve como objetivo fortalecer e avançar nos diálogos sobre o desenvolvimento das ações de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (EJA-EPT) executadas nas diversas unidades do IFTO.