Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consup aprova Regulamento e Comissão de Reconhecimento de Saberes e Competências para a carreira TAE

Notícias

Consup aprova Regulamento e Comissão de Reconhecimento de Saberes e Competências para a carreira TAE

Colegiado

Criação de cursos, renovação do credenciamento da Fapto e projeto de modernização de unidades também estavam na pauta dessa reunião
por publicado: 13/08/2026 09h11 última modificação: 13/08/2026 09h11
2ª reunião ordinária do Consup do IFTO aconteceu remotamente e está disponível no canal do IFTO no You Tube

2ª reunião ordinária do Consup do IFTO aconteceu remotamente e está disponível no canal do IFTO no You Tube

A segunda reunião ordinária do Conselho Superior do Instituto Federal do Tocantins (Consup/IFTO) deliberou, na manhã desta quarta-feira, 12, diferentes pautas relacionadas com o contexto da instituição. Entre elas estavam a criação de projetos pedagógicos de cursos nas unidades de Araguatins e Lagoa da Confusão; a implantação de espaços de cuidados para atender às necessidades das estudantes do Programa Mulheres Mil; da proposta de renovação de autorização para a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) atuar como fundação de apoio ao IFTO; entre outros.

Também esteve em pauta a deliberação acerca do regulamento do Reconhecimento de Saberes e Competências aos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (RSC-PCCTAE) no âmbito do IFTO, bem como da composição da Comissão (CRSC-PCCTAE) responsável pela análise e validação dos processos avaliados.

Na ocasião, o presidente da CRSC-PCCTAE e diretor de Gestão de Pessoas do IFTO, Jefferson Cordeiro, esclareceu que, embora o decreto estabeleça o prazo de deferimento em 120 dias para cada processo de solicitação de RSC-PCCTAE, a comissão tem trabalhado da maneira mais célere possível, obedecendo todos os aspectos jurídicos para garantir a segurança legal, com a emissão de parecer em poucos dias.

Ele informou, ainda, que mais de 300 processos já passaram por avaliação e foram encaminhados para análise pela CRSC-PCCTAE. 

As resoluções ad referendum deliberadas na reunião, bem como a proposta de criação do curso Técnico em Serviços Jurídicos, ofertado na modalidade a distância, e dos projeto de modernização de equipamentos e mobiliários das unidades de Gurupi e Lagoa da Confusão foram aprovados.

A reunião do Consup foi transmitida pelo canal do IFTO no YouTube e a gravação está disponível. Acesse: Reunião CONSUP - 12/08/2026.