Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Caravana institucional representa IFTO no XIV Connepi

Notícias

Caravana institucional representa IFTO no XIV Connepi

Pesquisa e Inovação

Cerca de 80 pessoas, entre servidores e estudantes, participam do evento, que acontece no IFPA de Belém
por Thâmara Filgueiras publicado: 30/08/2024 19h33 última modificação: 02/09/2024 11h35

Servidores e estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) representam o engajamento da instituição em ações e projetos de pesquisa e inovação em um dos maiores eventos dedicados à essas iniciativas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A 14º edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) acontece de 27 a 29, no Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Belém.

O IFTO conta com 55 trabalhos aprovados nesta edição do evento, estando entre as cinco instituições que tiveram IFTO-no-Connepi-3maiores números de apresentações aceitas. Além desses trabalhos, outros seis foram apresentados em painéis específicos: o "Meninas na Ciência", o "Universo IF", dedicado à mostra de tecnologias desenvolvidas nos Institutos Federais, e o Desafio de Ideias.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO, Paula Karini Amorim, o evento reforça a importância dos Institutos Federais, além ser um rico momento de partilha. "Essa é uma boa oportunidade para que nossos estudantes conheçam outras realidades e outros projetos, estabeleçam novas interações e conexões com colegas de outros IFs das regiões Norte e Nordeste", completou.

Um dos trabalhos apresentados no evento é o que transforma cigarros apreendidos pela Receita Federal em insumos agrícolas, desenvolvido pelo professor do IFTO de Dianópolis Ezequiel Lopes do Carmo. Nas apresentações em que participa, o professor tem destacado os resultados frutíferos da parceria entre as duas instituições, que possibilitam conferir usos sustentáveis a produtos que seriam completamente inutilizados.

Os insumos já produzidos por meio dessa iniciativa são apresentados às pessoas que visitam o espaço Universo IF e têm chamado a atenção das pessoas que participam do evento. "A receptividade do público e o interesse demonstrado pelos produtos e potenciais resultados nos deram a certeza de que estamos no caminho certo de um produto ecologicamente mais correto e altamente viável economicamente. Ver o interesse das pessoas reforça a relevância do nosso trabalho para a sociedade", disse o professor.

IFTO-no-Connepi-6Entre os diversos trabalhos apresentados, estão o dos estudantes do curso de Zootecnia do IFTO de Palmas Rafael Ferreira Lima e Vitor Ferreira de Sousa. Ambos são surdos e foram acompanhados pelos intérprete de Libras Suielem Ferreira Silva e Jonael Macedo Nascimento, demonstrando o trabalho de inclusão que a instituição possui. 

Os estudantes contaram que as pessoas que tiveram a viram a apresentação do trabalho deles ficaram admiradas e bastante interessadas pela pesquisa desenvolvida. A oportunidade de participar do evento foi bem proveitosa para ambos. "Nós gostamos muito de participar do Connepi. Aqui no evento, nós percebemos que teve acessibilidade, empatia, respeito. A gente aproveitou bastante e fez muitas amizades aqui com estudantes surdos de outros Estados", afirmou Vitor.

E na estreia do painel Meninas na Ciência, as estudantes Rhanyevily Sousa Costa, do IFTO de Araguaína, e Carla Beatriz Souza Ribeiro, do IFTO de Paraíso do Tocantins, apresentam os resultados das pesquisas que desenvolvem em suas unidades. Aliás, a Carla Beatriz aborda, justamente, os desafios e as motivações para que meninas e mulheres têm para se engajarem em pesquisas na área da Tecnologia da Informação no âmbito do IFTO.

No Desafio de Ideias, estudantes dos cursos de Computação e de Agronomia do IFTO de Araguatins levaram um aplicativo que pretende auxiliar os Institutos Federais em um dos seus maiores desafios: combater a evasão. "O projeto visa produzir um aplicativo com o intuito de combater a evasão escolar no ensino superior e a falta de mão de obra qualificada", resumiu um dos estudantes que integra a equipe Hardworking Academy, Arthur Ferreira.

Projeto premiado

IFTO-no-Connepi-12E a caravana do IFTO volta para casa com uma conquista que consagra a pesquisa e inovação na instituição. É que o projeto "Tabaco verde" ganhou o terceiro lugar na Mostra Tecnológica. "Foi uma oportunidade única de compartilhar o nosso trabalho em um dos maiores eventos científicos de toda a região Norte do Brasil. Recepcionar inúmeros estudantes e professores das mais diversas áreas do conhecimento no estande do IFTO e apresentar tanto o produto tecnológico quanto os passos para chegar ao resultado final foi uma experiência muito gratificante", comentou o professor responsável pelo projeto premiado.

Confira mais fotos e vídeos do CONNEPI 2024 pelo link https://www.even3.com.br/connepi-belem-2024/.