Notícias
Caravana institucional representa IFTO no XIV Connepi
Pesquisa e Inovação
Servidores e estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) representam o engajamento da instituição em ações e projetos de pesquisa e inovação em um dos maiores eventos dedicados à essas iniciativas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A 14º edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) acontece de 27 a 29, no Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Belém.
O IFTO conta com 55 trabalhos aprovados nesta edição do evento, estando entre as cinco instituições que tiveram maiores números de apresentações aceitas. Além desses trabalhos, outros seis foram apresentados em painéis específicos: o "Meninas na Ciência", o "Universo IF", dedicado à mostra de tecnologias desenvolvidas nos Institutos Federais, e o Desafio de Ideias.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO, Paula Karini Amorim, o evento reforça a importância dos Institutos Federais, além ser um rico momento de partilha. "Essa é uma boa oportunidade para que nossos estudantes conheçam outras realidades e outros projetos, estabeleçam novas interações e conexões com colegas de outros IFs das regiões Norte e Nordeste", completou.
Um dos trabalhos apresentados no evento é o que transforma cigarros apreendidos pela Receita Federal em insumos agrícolas, desenvolvido pelo professor do IFTO de Dianópolis Ezequiel Lopes do Carmo. Nas apresentações em que participa, o professor tem destacado os resultados frutíferos da parceria entre as duas instituições, que possibilitam conferir usos sustentáveis a produtos que seriam completamente inutilizados.
Os insumos já produzidos por meio dessa iniciativa são apresentados às pessoas que visitam o espaço Universo IF e têm chamado a atenção das pessoas que participam do evento. "A receptividade do público e o interesse demonstrado pelos produtos e potenciais resultados nos deram a certeza de que estamos no caminho certo de um produto ecologicamente mais correto e altamente viável economicamente. Ver o interesse das pessoas reforça a relevância do nosso trabalho para a sociedade", disse o professor.
Entre os diversos trabalhos apresentados, estão o dos estudantes do curso de Zootecnia do IFTO de Palmas Rafael Ferreira Lima e Vitor Ferreira de Sousa. Ambos são surdos e foram acompanhados pelos intérprete de Libras Suielem Ferreira Silva e Jonael Macedo Nascimento, demonstrando o trabalho de inclusão que a instituição possui.
Os estudantes contaram que as pessoas que tiveram a viram a apresentação do trabalho deles ficaram admiradas e bastante interessadas pela pesquisa desenvolvida. A oportunidade de participar do evento foi bem proveitosa para ambos. "Nós gostamos muito de participar do Connepi. Aqui no evento, nós percebemos que teve acessibilidade, empatia, respeito. A gente aproveitou bastante e fez muitas amizades aqui com estudantes surdos de outros Estados", afirmou Vitor.
E na estreia do painel Meninas na Ciência, as estudantes Rhanyevily Sousa Costa, do IFTO de Araguaína, e Carla Beatriz Souza Ribeiro, do IFTO de Paraíso do Tocantins, apresentam os resultados das pesquisas que desenvolvem em suas unidades. Aliás, a Carla Beatriz aborda, justamente, os desafios e as motivações para que meninas e mulheres têm para se engajarem em pesquisas na área da Tecnologia da Informação no âmbito do IFTO.
No Desafio de Ideias, estudantes dos cursos de Computação e de Agronomia do IFTO de Araguatins levaram um aplicativo que pretende auxiliar os Institutos Federais em um dos seus maiores desafios: combater a evasão. "O projeto visa produzir um aplicativo com o intuito de combater a evasão escolar no ensino superior e a falta de mão de obra qualificada", resumiu um dos estudantes que integra a equipe Hardworking Academy, Arthur Ferreira.
Projeto premiado
E a caravana do IFTO volta para casa com uma conquista que consagra a pesquisa e inovação na instituição. É que o projeto "Tabaco verde" ganhou o terceiro lugar na Mostra Tecnológica. "Foi uma oportunidade única de compartilhar o nosso trabalho em um dos maiores eventos científicos de toda a região Norte do Brasil. Recepcionar inúmeros estudantes e professores das mais diversas áreas do conhecimento no estande do IFTO e apresentar tanto o produto tecnológico quanto os passos para chegar ao resultado final foi uma experiência muito gratificante", comentou o professor responsável pelo projeto premiado.
Confira mais fotos e vídeos do CONNEPI 2024 pelo link https://www.even3.com.br/connepi-belem-2024/.