Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Porto Nacional instala Laboratório de Arquitetura e Sistemas

Campus Porto Nacional instala Laboratório de Arquitetura e Sistemas

Novo espaço conta com 25 computadores de última geração
por Greiciane Souza publicado: 20/04/2023 17h06 última modificação: 25/04/2023 14h45

A comunidade do Campus porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) conta agora com mais um espaço para desenvolvimento de ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se do Laboratório de Arquitetura e Sistemas (Labsis), instalado na sala 53 do bloco 3 da unidade.

O novo espaço é equipado com 25 máquinas novas, com design e configurações atualizadas. O projeto e execução da instalação do Labsis foi realizado pelo analista de Tecnologia da Informação Renan Albuquerque, e o administrador Ricardo Carillo. De acordo com Albuquerque, "o diferencial desse laboratório são as máquinas,as mais poderosas que temos aqui no IF Porto Nacional, no sentido de poder computacional, de memória, SSD, arquitetura”. O analista complementa que, em breve, também será instalado um servidor, que auxiliará na execução dos serviços no laboratório.

Por ser um espaço voltado para desenvolvimento de aplicativos e serviços, além da manutenção de equipamentos, o Labsis atenderá, especialmente, aos estudantes do curso de Sistemas de Informação. A coordenadora do curso, Lillissane Marcelly, o laboratório é um importante conquista e incrementará a formação dos discentes. “Com o Labsis, além da vivência das aulas, a ideia é que os estudantes possam ter a experiência da vida real, que eles possam desenvolver projetos para atender demandas reais. A ideia é que esse laboratório esteja em constante atualização, para que os programas de desenvolvimento estarem em equipamentos mais modernos e mais velozes”, explica a coordenadora.

O diretor-geral do Campus Porto Nacional, Albano Dias, comemora o novo espaço e explica como se deu a instalação do Labsis. “A entrega de novos espaços e equipamentos à comunidade, como o Laboratório de Arquitetura e Sistemas é uma conquista para o campus e é fruto de articulação com a Reitoria do IFTO e com políticos do estado que nos ajudam com recursos, através de emendas parlamentares. Continuamos trabalhando em busca de trazer novas melhorias para nosso campus e nossa comunidade”.