Notícias
Campus Porto Nacional forma novos profissionais
Formatura
Enquanto caminhavam pelo tapete vermelho em direção à primeira fileira de cadeiras da plateia do auditório do Centro de Convenções Vicentão, os formandos dos cursos de Licenciatura em Computação e Tecnologia em Logística do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) eram celebrados por familiares e amigos. A solenidade de formatura realizada na noite da última quarta-feira, 22, foi a culminância de uma trajetória iniciada com a divulgação da lista de aprovados no Vestibular IFTO e que passou pelo dificuldades comuns do período de graduação e até superou o desafio do ensino remoto, consequência da pandemia de covid-19.
Relembrar os anos de curso traz ainda mais valor ao diploma conquistado, de acordo com Mariluzia Rodrigues, uma dos doze formandos — ela concluiu o curso de Licenciatura em Computação. Primeira de sete irmãos a concluir o ensino superior, ela relata os desafios em conciliar os estudos e a maternidade e ressalta a importância de celebrar o momento. “O valor do diploma é imensurável. Quando eu passei no vestibular, a minha filha tinha seis meses de idade. Foi um período de adaptação para ela, um período de adaptação para mim”, relembrou. Ela conta que no início do curso ainda havia a dificuldade com o conteúdo do curso, especialmente, a programação. “Quando eu entrei no IFTO foi mais pela licenciatura nem tanto pela computação porque eu sempre quis estar em sala de aula, nem tanto nessa área tecnológica. E o curso de Licenciatura em Computação alinha esses dois. Pra mim foram grandes desafios, relacionados à programação, mas com a ajuda dos professores e com dedicação, eu comecei a gostar de verdade. Inclusive, estou terminando o curso técnico na área de Informática. Pretendo trabalhar nessa área, como professora”, disse Mariluzia.
AS perspectivas dos formandos com a conclusão do curso foi pontuada pelo diretor-geral do Campus Porto Nacional, Albano Dias, como resultado do trabalho desenvolvido pela IFTO. “Sabemos e ficamos muito felizes pelo papel que o Campus Porto Nacional tem não somente aqui no município, mas em todas as cidades vizinhas. Por isso, a formatura é um momento de muita felicidade para todos nós que fazemos essa instituição porque é quando finalizamos essa etapa na vida dos nossos estudantes e entregamos profissionais preparados no mercado de trabalho”.
Cerimônia
A mesa de honra da solenidade foi formada pela pró-reitora de Assuntos Estudantis Márcia Adriana de Faria, que representou o reitor do IFTO Antonio da Luz, o diretor-geral do Campus Porto Nacional Albano Dias, o gerente de ensino Jânio Carlos Nascimento, Rafael Mirando, coordenador do curso de Tecnologia em Logística, e Paulo César Patrício, coordenador e paraninfo do curso de Licenciatura em Computação. Também compuseram a mesa, os patronos das turmas: Dêmis Carlos Gomes e William Brasil, além do paraninfo de Logística, Leandro Maluf.
Na programação da noite, as turmas incluíram um momento de homenagens aos professores que contribuíram para a formação durante os anos de curso. Foram homenageadas: Kenya Viera Lopes e Luana Quadros.
A solenidade contou com a participação da Banda Municipal de Porto Nacional, que ficou responsável pela música do ambiente.